botão back to top
covid

Antes do retorno às aulas, treinaremos toda equipe quanto aos procedimentos de higiene e segurança.

Recomendaremos que os colaboradores e alunos tomem a vacina contra gripe comum e/ou H1N1.

Faremos a checagem de temperatura dos alunos, colaboradores e visitantes assim que chegarem à escola antes de iniciarem as atividades, com uso de termômetro digital infravermelho.

Haverá a exposição, nos principais ambientes da escola, de placas de sinalização que orientem e instruam pais, alunos, colaboradores e visitantes.

Contaremos com a manutenção de profissionais em cada portão, para o controle do respeito ao protocolo.

Providenciaremos a manutenção dos espaços arejados da escola e com ventilação natural em todos os ambientes, para assim dificultar a proliferação do vírus.

Orientaremos para que todos os colaboradores e alunos lavem suas mãos frequentemente com água e sabão.

Instruiremos para que seja feito uso de álcool gel 70%, nas entradas e nos corredores para colaboradores e alunos.

Será feito o uso de tapete sanitizante na entrada da escola e recepção, para higienização de calçados.

Orientaremos quanto ao uso de máscaras de tecido, considerando os apontamentos do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa, a fim de não gerar desabastecimento das máscaras descartáveis aos profissionais da saúde. No caso de utilização de máscaras descartáveis, o descarte será efetivado em lixeiras com tampas.

Orientaremos aos colaboradores, especialmente aqueles que utilizam transporte público, para que ao chegarem à escola com suas roupas pessoais realizem a troca no banheiro, guardando-as adequadamente em saco plástico fechado em seus armários individuais ou bolsas.

Os colaboradores da escola receberão um kit contendo 5 máscaras, sendo 4 de tecido e uma de acetato para uso pessoal, e serão instruídos quanto à higienização diária das máscaras, sem possibilidade de compartilhamento com terceiros.

O uso de luvas será obrigatório apenas para profissionais da limpeza da escola. Cabe ressaltar que o uso comum não é recomendado, pois promove a falsa sensação de segurança e gera mais riscos de levar as mãos ao rosto. Se não descartada com frequência e da forma correta, a luva pode concentrar vírus por mais tempo que a pele.

Faremos, ao longo do dia, a higienização de corrimãos das escadas, das maçanetas, das torneiras e de outros pontos críticos de contato frequente.

Manteremos a higienização com itens de limpeza em todos os espaços da escola a cada mudança de turno, priorizando produtos neutros que não sejam prejudiciais aos alunos e colaboradores com problemas respiratórios. Será feita a limpeza das superfícies com detergente, seguida de desinfecção (álcool 70% ou produtos indicados e orientados).

Instruiremos quanto ao não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Orientaremos para que todos os envolvidos da escola tragam suas próprias garrafinhas de água e copos para o consumo pessoal.

O uso de bebedouros será exclusivo para reposição de água nas garrafinhas de uso individual.

Instruiremos aos alunos e aos colaboradores que cubram o nariz e a boca com a parte interna do braço dobrado ou lenço, ao tossir e/ou espirrar.

Teremos cautela quanto à programação de atividades ao ar livre, para não haver aglomerações.

Instruiremos a todos para que os cumprimentos na escola ocorram sem abraços, beijos e apertos de mão.

Disponibilizaremos lixeiras para descarte de máscaras nas instalações da escola.

O uso de elevadores da escola, com no máximo 2 pessoas de cada vez, será restrito a deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida ou a colaboradores que realizem atividades especiais.

Orientaremos para que os alunos e colaboradores tragam álcool em gel para utilização pessoal durante o período que permanecerem na escola.

Será responsabilidade dos pais e alunos a higienização dos materiais escolares dentro das mochilas em suas residências diariamente.

Orientaremos aos pais e colaboradores para que lavem as roupas e uniformes quando chegarem em casa.

Realizaremos o monitoramento, na escola, de alunos e colaboradores doentes ou com possíveis sintomas.

Sinalizaremos aos alunos que não se sentirem bem para que se comuniquem com os professores ou inspetores.

Orientaremos aos colaboradores que caso não se sintam bem, comuniquem suas lideranças

.

Teremos uma sala especial e isolada para alunos e colaboradores que não estiverem se sentindo bem e dentro das normas de saúde orientadas pela OMS.

Testes positivos deverão – obrigatoriamente – ser comunicados pelos pais, alunos e colaboradores.

Colaboradores e alunos doentes não deverão frequentar a escola. Só retornarão seguindo as recomendações médicas e mediante a apresentação do atestado médico com a devida liberação.

Orientaremos aos pais e colaboradores que comuniquem, caso tenham contato com parentes, amigos e colegas que foram acometidos com a doença.

Orientaremos com demarcações visuais para evitarmos aglomerações e mantermos o distanciamento.

Determinaremos os pontos de limpeza/dispenser e cartazes de sinalização.

Cancelaremos todos os eventos presenciais do ano de 2020.

Evitaremos a troca de salas de alunos entre as aulas (sala de Artes, Programa Bilíngue, entre outras).

Na hora de os alunos lavarem as mãos e escovarem os dentes, após a refeição, não permitiremos aglomeração. Posteriormente, a pia deverá ser desinfectada, assim como a torneira do local.

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DA ESCOLA

Adotaremos os seguintes procedimentos diários quanto à higienização dos ambientes da nossa escola:

- Utilização de produtos orientados e indicados para limpeza de superfícies.

- Utilização do álcool 70% para pequenos objetos.

- Manutenção de filtros de ar condicionado limpos (filtros e dutos).

- Orientações e treinamento aos funcionários da limpeza, bem como o acompanhamento e supervisão dessa equipe.

Enfatizamos que esses procedimentos de limpeza dos ambientes serão realizados pelo menos 2 vezes ao dia, com maior frequência nas áreas de muita circulação e nos objetos mais tocados (maçanetas, interruptores, teclados, bebedouros, carteiras).

ENTRADA DE ALUNOS

Orientaremos aos pais para entregarem os seus filhos aos seguranças ou responsáveis da portaria com 2 metros de distância da entrada da escola, a fim de evitar aglomerações.

Instruiremos as famílias para não descerem do carro em nossa área de Embarque e Desembarque.

Será realizada a medição da temperatura de alunos e colaboradores antes de entrarem nas instalações da escola, tapetes sanitizantes para desinfecção dos sapatos, além de totens com álcool em gel para higienização das mãos e conferência na utilização da máscara.

Teremos escalas para a entrada de alunos, com o intuito de reduzir o fluxo de pessoas, definindo horários específicos, de acordo com as turmas.

Após os procedimentos de entrada, os alunos serão direcionados às suas respectivas salas, a fim de evitar aglomeração.

As mochilas serão higienizadas antes da entrada.

SAÍDA DE ALUNOS

Teremos escalas para saída de alunos, com o objetivo de reduzir o fluxo de pessoas, definindo horários de acordo com as turmas. É imprescindível que esses horários sejam obedecidos pelos responsáveis.

Caso os alunos tenham que aguardar o responsável em um mesmo ambiente, será respeitado o distanciamento sugerido de 1,5m ou espaçamento indicado pelos órgãos sanitários.

Os pais não deverão entrar na escola para buscar seus filhos, tendo em vista que as auxiliares e inspetoras já conduzirão a criança até o responsável. Reiteramos que deverão respeitar o limite de 2 metros de distância da entrada da escola para aguardar seus filhos.

SALAS DE AULA E CENTRO DE ESTUDOS

Será feita a higienização de materiais manipulativos, de móveis, das maçanetas, dos brinquedos e dos utensílios com álcool 70% a cada troca de turno.

Respeitaremos o distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas dispostas nas salas, ou espaçamento indicado pelos órgãos sanitários.

As salas deverão estar arejadas e com ventilação natural.

Seguiremos uma rotina com os alunos para a lavagem das mãos e o uso do banheiro, para que tenham atenção redobrada com a higiene nesse período. Inicialmente, teremos momentos específicos em sala, para demonstrar os procedimentos de higienização.

Professores e assistentes deverão lavar suas mãos com água e sabão e higienizar-se com álcool gel 70% durante todo o expediente.

Professores e assistentes deverão ter atenção especial ao longo do dia com crianças pequenas em relação ao uso da máscara, visto que poderão se sentir incomodadas.

Professores e assistentes deverão reportar primeiro à coordenação escolar qualquer sintoma percebido nos alunos, sejam sintomas de gripe comum, H1N1 ou Covid-19, tais como tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia, vômitos, aumento de temperatura e ausência de olfato e paladar. Feito isso, prosseguiremos com o protocolo da escola para contato com os pais.

Será proibido que objetos pessoais sejam compartilhados, devendo ser desinfectados antes e após as aulas.

Será feita a higienização de computadores, tablets, notebooks, teclados, entre outros.

Realizaremos a esterilização de todos os materiais que serão utilizados nas atividades com os alunos, antes do início da aula.

SECRETARIA / COORDENAÇÃO / ORIENTAÇÃO

Poderão ter acesso à Secretaria apenas 2 alunos por vez, respeitando o distanciamento recomendado de 1,5m.

O atendimento da Coordenação/Orientação será restrito a 1 aluno por vez.

A higienização desses espaços será realizada após cada atendimento.

O uso do telefone da Secretaria será restrito aos colaboradores.

A Secretaria evitará a utilização de papel nas rotinas diárias.

O uso de máscara é obrigatório para todos.

SALAS DOS PROFESSORES

Respeitaremos nesse espaço o distanciamento mínimo de 1,5m ou espaçamento indicado pelos órgãos sanitários locais.

Manteremos no local Álcool gel 70% para higienização de mãos.

Será feita a higienização de computadores, tablets, notebooks, teclados, entre outros.

As refeições na Sala dos Professores não serão permitidas, com o objetivo de não promover o compartilhamento de alimentos e a contaminação.

Estão proibidas as reuniões presenciais com mais de 6 pessoas.

Será obrigatório o uso de máscara.

BANHEIROS

A limpeza dos banheiros será feita 4 vezes ao dia.

Será feita a limpeza de pontos críticos, como torneiras, maçanetas, vasos sanitários, pias, recipiente de sabonete e recipiente de papéis para secagem de mãos.

Na hora de os alunos lavarem as mãos e escovarem os dentes, após a refeição, não permitiremos aglomeração. Posteriormente, a pia deverá ser desinfectada, assim como a torneira do local.

Após o uso do banheiro, a porta deverá ser mantida aberta para que haja ventilação.

PORTARIA

Haverá um rádio para a portaria se comunicar com a equipe da recepção.

Será obrigatório o uso de máscaras ao entrar na escola.

Será obrigatório o uso do álcool gel 70% nas mãos de alunos e colaboradores, antes de entrarem na escola. Também teremos tapetes sanitizantes para desinfecção dos sapatos, além de totens com álcool em gel para higienização das mãos

No processo de entrada e saída de alunos, os responsáveis deverão manter – no mínimo - 2m de distância da entrada da escola, a fim de evitar aglomerações.

No recebimento de mercadorias, os fornecedores farão acesso por entrada específica, para evitar o interior da escola.

RECEPÇÃO

Evitaremos a presença de pais e responsáveis no interior da escola.

Não será permitida a aglomeração de alunos e colaboradores na recepção.

Não será permitida a aglomeração de alunos na recepção, durante os intervalos ou período extracurricular.

Será feita a higienização do espaço a cada troca de turno.

Teremos tapetes sanitizantes para desinfecção dos sapatos, além de totens com álcool em gel para higienização das mãos e conferência na utilização da máscara

Teremos sempre pessoas prestando atendimento na recepção, ao longo do dia, respeitando distanciamento mínimo de 1,5m ou espaçamento indicado pelos órgãos sanitários locais.

CANTINA

Os responsáveis pela Cantina foram sinalizados de que o Colégio COC VILA YARA não abrirá mão de que todo o protocolo de higienização desse recinto deverá seguir rigidamente todas as exigências dos órgãos de saúde.

Portanto, leiam o documento clicando no botão abaixo para se inteirarem do protocolo elaborado pela Cantina do Tio Júlio, no espaço COC VILA YARA.

Protocolo Cantina Tio Júlio

REFEITÓRIO E ÁREAS COMUNS PARA COLABORADORES

Priorizaremos que os ambientes de convívio e descanso assegurem aos funcionários acolhimento e sejam locais agradáveis.

A segurança nesse momento é essencial, por isso o distanciamento será de pelo menos 1,5m entre cada um, bem como a exigência quanto ao uso de máscara e a higienização das mãos.

A orientação será de que não haja o compartilhamento de louças e utensílios (copos e talheres), antes de lavá-los com água e sabão.

FORNECEDORES

O acesso de fornecedores ao interior da escola deverá ser restrito e somente acontecerá em caso de extrema necessidade.

Caso seja necessário o acesso, o mesmo deverá se identificar na portaria, estar com máscara, assim como realizar a higienização das mãos com álcool gel 70% e/ou água e sabão.

O distanciamento mínimo de 1,5m ou espaçamento indicado pelos órgãos sanitários deverá ser cumprido entre fornecedor e responsável da escola.

A escola definirá uma sala, ou área de controle para higienizar mercadorias recebidas e, assim, posteriormente, transportá-las ao seu local de destino.

Em caso de necessidade de assinatura de recebimento das mercadorias, priorizaremos que o responsável da portaria realize esse procedimento. Evitaremos que fornecedores acessem o interior da escola ou que colaboradores saiam para receber mercadorias e/ou assinar protocolo de recebimento.

Para serviços essenciais, como limpeza ou manutenção de equipamentos da escola, os fornecedores deverão portar máscaras e luvas.

cocvilayara.com.br icone do facebook ícone do instagram ícone do linkedin ícone do youtube