botão back to top
covid

Treinamos toda equipe quanto aos procedimentos de higiene e segurança.

Recomendamos e orientamos a todos os Colaboradores que tomem a vacina contra a COVID-19.

Recomendamos que os colaboradores e alunos tomem a vacina contra gripe comum e/ou H1N1.

Há a exposição, nos principais ambientes da escola, de placas de sinalização que orientam e instruam pais, alunos, colaboradores e visitantes.

Contamos com a manutenção de profissionais em cada portão, para o controle do respeito ao protocolo.

Providenciamos a manutenção dos espaços arejados da escola e com ventilação natural em todos os ambientes, para assim dificultar a proliferação do vírus.

Orientamos para que todos os colaboradores e alunos lavem suas mãos frequentemente com água e sabão.

Instruímos para que seja feito uso de álcool gel 70%, nas entradas e nos corredores para colaboradores e alunos.

O uso de máscara passa a ser obrigatório por todos: alunos, pais, professores e colaboradores. (atualizado em 31/05/2022)

O uso de luvas é obrigatório apenas para profissionais da limpeza da escola. Cabe ressaltar que o uso comum não é recomendado, pois promove a falsa sensação de segurança e gera mais riscos de levar as mãos ao rosto. Se não descartada com frequência e da forma correta, a luva pode concentrar vírus por mais tempo que a pele.

Mantemos a higienização com itens de limpeza em todos os espaços da escola a cada mudança de turno, priorizando produtos neutros que não sejam prejudiciais aos alunos e colaboradores com problemas respiratórios. É feita a limpeza das superfícies com detergente, seguida de desinfecção (álcool 70% ou produtos indicados e orientados).

Orientamos para que todos os envolvidos da escola tragam suas próprias garrafinhas de água e copos para o consumo pessoal.

O uso de bebedouros é exclusivo para reposição de água nas garrafinhas de uso individual.

Instruímos a todos para que os cumprimentos na escola ocorram sem abraços, beijos e apertos de mão

O uso de elevadores da escola, com no máximo 2 pessoas de cada vez, é restrito a deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida ou a colaboradores que realizem atividades especiais.

Orientamos para que os alunos e colaboradores tragam álcool em gel para utilização pessoal durante o período que permanecerem na escola.

Realizamos o monitoramento, na escola, de alunos e colaboradores doentes ou com possíveis sintomas.

Sinalizamos aos alunos que não se sentirem bem para que se comuniquem com os professores ou inspetores.

Orientamos aos colaboradores que caso não se sintam bem, comuniquem suas lideranças.

Temos uma sala especial e isolada para alunos e colaboradores que não estiverem se sentindo bem e dentro das normas de saúde orientadas pela OMS.

Testes positivos devem – obrigatoriamente – ser comunicados pelos pais, alunos e colaboradores.

Colaboradores e alunos doentes não devem frequentar à escola. Só retornarão com a melhora dos sintomas (24 horas sem nenhum sintoma e sem o uso de medicamentos) ou mediante recomendações médicas.

Se um aluno testar positivo para a COVID-19 ou em caso de suspeita, ele será afastado das aulas e todos os estudantes da turma presencial seguirão com as aulas e serão notificados. Essa turma ficará em observação a manifestação de qualquer sintoma, no caso de aparecimento de sintomas por outro aluno, a Escola deverá ser comunicada imediatamente.

O aluno afastado/ colaborador afastado (teste positivo para COVID-19 ou suspeita) deverá seguir os procedimentos abaixo, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (atualizado em 20 de janeiro/2022):

- Isolamento imediato por 10 dias.

- O isolamento poderá ser suspenso no 5º dia completo a partir do início dos sintomas (febre, tosse, dor de garganta...), desde que permaneça sem sintomas e sem o uso de medicamentos por 24 horas e não reagente para Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag) realizado no 5º dia completo do início dos sintomas.

- Caso o aluno/colaborador esteja sem sintomas no 5º dia completo do início dos sintomas e apresente resultado detectado para RT-PCR ou reagente para TR-Ag, o mesmo deve manter o isolamento até o 10º dia completo do início dos sintomas.

- Caso o aluno/colaborador não tenha acesso ao teste RT-PCR ou TR-g e estiver sem sintomas e sem o uso de medicamentos há pelo menos 24 horas poderá suspender o isolamento no 7º dia completo do início dos sintomas (febre, tosse, dor de garganta...)

- Nos casos em que o aluno/colaborador necessite fazer o isolamento de 10 dias completos após o início dos sintomas, não é necessário realizar teste de detecção do SARS-CoV-2 para suspender o isolamento, desde que permaneça sem sintomas (febre, tosse, dor de garganta...) e sem o uso de medicamentos há pelos 24 horas.

- Orientamos aos pais e colaboradores que comuniquem, caso tenham contato com parentes, amigos e colegas que foram acometidos com a doença.

- Determinamos os pontos de limpeza/dispenser e cartazes de sinalização.

- Na hora de os alunos lavarem as mãos e escovarem os dentes, após a refeição, não permitimos aglomeração.

SOBRE O FECHAMENTO DAS TURMAS QUARENTENA POR COVID-19 POSITIVO

- Não suspenderemos aulas presenciais das turmas que possuírem um aluno positivado, o avanço da vacinação e o respeito aos Protocolos nos permitem manter aulas presenciais;

- Desde o início da Pandemia, em março de 2020, em nenhuma ocasião rastreamos um caso de contaminação horizontal (dentro do Colégio). Dados e pesquisas somados à nossa vivência nos permitem classificar a escola como um ambiente seguro, de baixa taxa de contaminação.

- Ao ser diagnosticado com COVID-19, o aluno será afastado das aulas imediatamente, seguindo o padrão de quarentena já estabelecido anteriormente neste protocolo.

- Quando houver o diagnóstico positivo para COVID-19 na família, mas o aluno não apresentar resultado positivo, também será afastado das aulas e respeitará quarenta, já estabelecida por este Protocolo.

- Marcaremos a quantidade de 3 alunos diagnosticado por COVID-19 na mesma turma, como indicador da possibilidade de transmissão horizontal. Em cada um dos casos, as famílias da turma serão informadas e só suspenderemos as aulas presenciais com a confirmação do 3º caso. Sendo assim, a partir do 1º caso positivo para COVID-19, monitoraremos a turma com aulas presenciais e ao atingirmos o 3º caso na mesma sala, dentro do período de 5 dias corridos, suspenderemos as aulas presenciais desta turma por 5 dias consecutivos. Reiteramos que após os 5 dias de quarentena, só deverão retornar à escola, os alunos que não manifestarem sintomas.

- Nos casos de quarentena, seja pelo positivo do aluno ou de sua família, o aluno ficará afastado e, no retorno, receberá todo suporte necessário para a continuidade das aulas.

- Computaremos apenas os casos comprovados por exame PCR, com seus resultados encaminhados ao Colégio.

Relembramos a todos que a Pandemia é dinâmica e que por isso, nossas ações acompanharão às demandas da realidade, podendo ser alteradas de acordo com o contexto.

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DA ESCOLA

Adotamos os seguintes procedimentos diários quanto à higienização dos ambientes da nossa escola:

- Utilização de produtos orientados e indicados para limpeza.

- Utilização do álcool 70% para pequenos objetos.

- Manutenção de filtros de ar condicionado limpos (filtros e dutos).

- Orientações e treinamento aos funcionários da limpeza, bem como o acompanhamento e supervisão dessa equipe.

Enfatizamos que esses procedimentos de limpeza dos ambientes são realizados com maior frequência nas áreas de muita circulação.

ENTRADA DE ALUNOS

Orientamos aos pais para entregarem os seus filhos aos seguranças ou responsáveis da portaria mantendo o distanciamento, a fim de evitar aglomerações.

É realizada a medição da temperatura de alunos e colaboradores antes de entrarem nas instalações da escola, além de totens com álcool em gel para higienização das mãos.

Após os procedimentos de entrada, os alunos são direcionados às suas respectivas salas, a fim de evitar aglomeração.

SAÍDA DE ALUNOS

Os pais não devem entrar na escola para buscar seus filhos, tendo em vista que as auxiliares e inspetoras já conduzirão a criança até o responsável.

SALAS DE AULA E CENTRO DE ESTUDOS

Respeitamos o distanciamento entre as mesas dispostas nas salas, ou espaçamento indicado pelos órgãos sanitários.

As salas são arejadas e com ventilação natural.

Seguimos uma rotina com os alunos para a lavagem das mãos e o uso do banheiro, para que tenham atenção redobrada com a higiene nesse período. Inicialmente, temos momentos específicos em sala, para demonstrar os procedimentos de higienização.

Professores e assistentes devem lavar suas mãos com água e sabão e higienizar-se com álcool gel 70% durante todo o expediente.

Professores e assistentes devem reportar primeiro à coordenação escolar qualquer sintoma percebido nos alunos, sejam sintomas de gripe comum, H1N1 ou Covid-19, tais como tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia, vômitos, aumento de temperatura e ausência de olfato e paladar. Feito isso, prosseguimos com o protocolo da escola para contato com os pais.

SECRETARIA / COORDENAÇÃO / ORIENTAÇÃO

A higienização desses espaços é realizada após cada atendimento.

O uso do telefone da Secretaria é restrito aos colaboradores.

SALAS DOS PROFESSORES

Respeitamos nesse espaço o distanciamento e o uso no local do Álcool gel 70%.

BANHEIROS

A limpeza dos banheiros é feita com frequência, seguindo as normas de segurança

PORTARIA

Há um rádio para a portaria se comunicar com a equipe da recepção.

Disponibilizamos álcool gel 70% na entrada para o uso de alunos e colaboradores

No processo de entrada e saída de alunos, os responsáveis devem manter o distanciamento, a fim de evitar aglomerações.

No recebimento de mercadorias, os fornecedores fazem acesso por entrada específica, para evitar o interior da escola.

RECEPÇÃO

Evitamos a presença de pais e responsáveis no interior da escola.

Não é permitida a aglomeração de alunos e colaboradores na recepção.

Não é permitida a aglomeração de alunos na recepção, durante os intervalos ou período extracurricular.

É feita a higienização do espaço a cada troca de turno.

Temos totens com álcool em gel para higienização das mãos.

CANTINA

Os responsáveis pela Cantina foram sinalizados de que o Colégio COC VILA YARA não abre mão de que todo o protocolo de higienização desse recinto deve seguir rigidamente todas as exigências dos órgãos de saúde.

Portanto, leiam o documento clicando no botão abaixo para se inteirarem do protocolo elaborado pela Cantina do Tio Júlio, no espaço COC VILA YARA.

Protocolo Cantina Tio Júlio

REFEITÓRIO E ÁREAS COMUNS PARA COLABORADORES

Priorizamos que os ambientes de convívio e descanso assegurem aos funcionários acolhimento, segurança e sejam locais agradáveis.

FORNECEDORES

O acesso de fornecedores ao interior da escola deve ser restrito e somente acontece em caso de extrema necessidade.

A escola definiu uma sala, ou área de controle para higienizar mercadorias recebidas e, assim, posteriormente, transportá-las ao seu local de destino.

Em caso de necessidade de assinatura de recebimento das mercadorias, priorizamos que o responsável da portaria realize esse procedimento. Evitamos que fornecedores acessem o interior da escola ou que colaboradores saiam para receber mercadorias e/ou assinar protocolo de recebimento.

cocvilayara.com.br icone do facebook ícone do instagram ícone do linkedin ícone do youtube