botão back to top
logo coc vila yara

O QUE É O CORONAVÍRUS?

De acordo com o Ministério da Saúde, “Coronavírus é o nome dado a uma família de vírus que causam infecções.” A Covid-19 é um novo agente do Coronavírus, descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Ainda segundo o Ministério da Saúde, ”A maioria das pessoas se infectam com os Coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus”.

O QUE É A COVID-19?

A Covid-19 é uma doença causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2. Ela apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) pode não apresentar sintomas, enquanto cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e, desses casos, aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

o que é covid

COMO É TRANSMITIDA A COVID-19?

O contágio desse vírus acontece através do contato próximo de uma pessoa doente com outra, isso pode ocorrer por meio de toque, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e contato com objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

O período médio de incubação e de surgimento dos primeiros sintomas é de cinco dias, com intervalos que podem chegar a 12 dias. A transmissibilidade dos pacientes infectados é em média de sete dias após o início dos sintomas, mas alguns dados preliminares sobre a Covid-19 sugerem que há risco de transmissão, mesmo quando não há sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus

covid

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

As pessoas com Covid-19 podem apresentar sintomas bem variados, que podem aparecer como um simples resfriado ou até mesmo como uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são:
− tosse constante;
− febre, geralmente acima de 37,8°C;
− coriza;
− dor de garganta;
− falta de ar;
− mal-estar geral.

Se você ou alguém de sua família apresentar esses sintomas de forma leve, é recomendado não ir ao hospital para que não haja a proliferação desnecessária do vírus

QUANDO PROCURAR AJUDA?

Estima-se que 80% das pessoas contaminadas com a Covid-19 não apresentam complicações.

Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que os casos sintomáticos, porém sem gravidade, sejam tratados em casa, por meio de isolamento domiciliar (por 14 dias), ingestão de água em abundância e repouso. Também é importante seguir todas as regras de distanciamento e higienização pessoal, a fim de não contaminar os demais membros da família.

Durante o período de isolamento domiciliar, os casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 devem ficar em observação. Caso ocorra a evolução dos sintomas após três dias de isolamento, como persistência da febre, tosse mais cheia, catarro mais espesso ou falta de ar, será necessário o atendimento médico imediato.


Se tiver dúvidas, ligue para 136. Este é o número de atendimento telefônico gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) que fornece informações e orientações de saúde ao cidadão. Para mais informações clique aqui e assista ao vídeo do TeleSUS.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico da Covid-19 deve ser realizado primeiramente por um profissional de saúde que avaliará a presença de critérios clínicos:

Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente durante a consulta médica (podendo ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória (sintomas que caracterizam a síndrome gripal).

Pessoa com desconforto ou dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto (sintomas que caracterizam a síndrome respiratória aguda grave).

Caso o paciente apresente esses sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exames laboratoriais:
Exame de biologia molecular (RT-PCR em tempo real), usado para diagnosticar a Covid-19, a Influenza ou a presença de vírus sincicial respiratório (VSR).
Exame imunológico (teste rápido), com o propósito de detectar a presença de anticorpos em amostras coletadas. Esse exame pode ser eficaz somente após o sétimo dia de início dos sintomas.

cocvilayara.com.br icone do facebook ícone do instagram ícone do linkedin ícone do youtube