Construção de competências indispensáveis para o convívio em sociedade
VAMOS NOS CONHECER?
VAMOS NOS CONHECER?
O Ensino Fundamental (1o ao 9o ano) é o momento inicial da formação de toda a Educação Básica. Dada a grande abrangência das faixas etárias deste período, dividimos o segmento em dois momentos, o Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e o Ensino Fundamental (Anos Finais).
De 6o ao 9o ano, no Ensino Fundamental (Anos Finais), iniciamos o processo de aprofundamento dos saberes, das competências de leitura e escrita e do hábito de estudos com a apresentação das disciplinas científicas e dos professores especialistas.
Nossa grade horária é plural e para que haja dentro do espaço escolar todas as oportunidades de desenvolvimento das múltiplas inteligências, além dos componentes curriculares essenciais (Matemática, Língua Portuguesa, História...) temos o Programa Bilíngue, as aulas de Artes Plásticas e Cênicas, Educação Financeira e Socioemocional para o desenvolvimento de outras habilidades não conteudistas, mas não menos importantes.
Nesta faixa etária, a construção da autonomia está centrada no compromisso com as demandas escolares, na rotina organizada de estudos e materiais e, especialmente, no desenvolvimento de mais responsabilidade com o processo de aprendizado.
O trabalho pedagógico passa a ser mais exigente e complexo, ano a ano. Com as avaliações contínuas garantimos uma abordagem plural, desenvolvendo e avaliando nossos alunos tanto no modelo individual como em grupo, e tanto nos modelos tradicionais (formato teste e dissertativo), quanto nos colaborativos e criativos.
Entendemos que a rotina e a dedicação aos estudos são habilidades a serem desenvolvidas juntamente com a Escola nesta faixa etária. Além dos conteúdos e das avaliações, é neste momento que diversos desafios da convivência em grupo, da formação da identidade e das descobertas do mundo atingem os adolescentes de forma abrupta.
Neste sentido, todo o nosso trabalho pedagógico está atrelado ao acompanhamento emocional de questões individuais e coletivas. A Escola da Inteligência, as aulas de Projeto de Vida (9o ano) e diversos outros projetos de acolhimento são desenvolvidos ao longo dos anos para que esses alunos sintam-se parte do ambiente escolar, possam contribuir com a convivência coletiva e social e ao mesmo tempo, individualmente, sejam resilientes e capacitados para fazerem escolhas responsáveis.
Para que o futuro acadêmico seja construído e para que nossos alunos estejam preparados para todas as pressões e batalhas do Ensino Médio e dos vestibulares, gradualmente orientamos nosso trabalho para o desenvolvimento desse estudante.
Ainda é cedo para preocupar os alunos em relação aos vestibulares, mas ainda assim, sabemos, como educadores, que os resultados positivos não serão alcançados se o compromisso com o aprendizado surgir apenas no Ensino Médio.
De forma resumida, veja algumas de nossas iniciativas que contribuirão para a formação acadêmica, social e leitora dos nossos alunos nos anos finais:
Através da comunicação frequente com a Coordenação e professores, com reuniões gerais e individuais, estabelecemos parcerias entre o COC e as famílias. Utilizamos um aplicativo de comunicação instantânea e digital que permite o acompanhamento das rotinas e das necessidades do Colégio e das famílias.
Aulas de inglês diárias, atividades e conteúdos que permitem que os alunos aprendam a pensar em inglês. Estratégias didáticas variadas que desenvolvem habilidades colaborativas e criativas, além do segundo idioma.
Desde o 6o ano, o trabalho com variados gêneros textuais de forma intencional e guiada contribuirá para o desenvolvimento de hábitos de leitura e escrita espontânea, criativa e formal. Nossos alunos são preparados para serem leitores críticos e autônomos, de modo a chegarem ao 9o ano capazes de produzirem e de interpretarem textos de alta complexidade argumentativa.
O Programa de Formação Socioemocional oferece material e suporte pedagógico para as questões contemporâneas da formação social e emocional. Em todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio, nossos alunos discutem pautas importantes para a formação e consciência, autocuidado e resiliência, habilidades tão necessárias para o mundo atual.
Contamos com um espaço de estudos dedicado ao segmento, com a presença de uma orientadora de estudos. Nele, os alunos tem acesso aos computadores do Colégio para pesquisa e utilizar-se da estrutura para estudar, retomar conteúdos ou organizar atividades em grupo.
Para a formação de estudantes, precisamos ensinar o processo de sedimentação do conhecimento desde o início. Não podemos avaliar alunos apenas por provas formais, e por tal razão, nosso sistema de avaliação é amplo e constante para que de forma intencional possamos acompanhar o processo de aprendizado e elevar os níveis de exigência de leitura e escrita de acordo com a faixa etária.
Em um prédio exclusivo para o Ensino Fundamental, nossos alunos dos Anos Finais possuem parte reservada do espaço com acesso a jardins, quadra, salas de aula arejadas e adequadas à faixa etária.
Os projetos desta disciplina visam o desenvolvimento do consumo consciente e o planejamento com critérios (saber ganhar, gastar, esperar, ter metas). Nessas aulas, as propostas sensibilizam os alunos a terem noções de autonomia, a importância de planejar, a responsabilidade econômica e o consumo sustentável.
Para os que possuem dificuldades, oferecemos reforço contínuo paralelo e estimulamos os alunos com potencialidades a participarem de Olimpíadas Externas, além das Avaliações Externas que aplicamos ao longo do ano e que são oportunidades de destaque para quem busca maiores desafios.
SOBRE NÓS. Um pouco da história do nosso Colégio COC Vila Yara
Colégio COC Vila Yara: 40 anos de excelência na educação.
Há quase 40 anos, o Colégio COC Vila Yara contribui diretamente para a realização de sonhos e a transformação da vida das famílias que fazem parte de nossa comunidade. Desde o início, primeiro como Cursinho e depois como Colégio, mantivemos nosso DNA vivo: compromisso com o conhecimento, a formação humana e a contemporaneidade.
Esses três pilares pedagógicos vão além das salas de aula e das apostilas, orientando todas as nossas relações e atividades escolares. Acreditamos que uma instituição de ensino não se define apenas pelas aprovações no vestibular, mas pela formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios do mundo.
Nossas práticas no Ensino Fundamental e Médio garantem uma preparação gradual, respeitando o desenvolvimento de cada aluno e fortalecendo habilidades essenciais, como leitura, pensamento crítico e inteligência emocional. Ao mesmo tempo, nossos estudantes são preparados para os vestibulares, adquirindo uma base sólida para enfrentar uma sociedade cada vez mais plural e exigente.
Com amplos e modernos ambientes, nossas duas unidades oferecem segurança e estrutura para o desenvolvimento integral dos alunos. O espaço exclusivo para o Ensino Fundamental proporciona um ambiente adequado para o crescimento, enquanto a Unidade do Ensino Médio prepara os estudantes, de forma focada, para os desafios dos vestibulares mais concorridos do país.
Fazer parte da Comunidade COC Vila Yara é criar um projeto de vida, projetar o futuro e integrar-se na sociedade.