Regular | Período Integral
VAMOS CONVERSAR?
Deixe seu contato para que a nossa Equipe de Relacionamento combine com você, o melhor dia e horário, para um bate-papo online ou uma visita presencial. Será um prazer atendê-lo(a) !
O foco do EFI é o desenvolvimento do Comportamento Leitor no educando, leitor das letras, dos números, das imagens, das tabelas, das gravuras, dos filmes a que assiste, das músicas que ouve. Leitor crítico, com opinião própria, estabelecendo relações e percebendo o mundo a sua volta!
Para formar esse leitor nos diversos Componentes Curriculares, o EFI apoia sua proposta na abordagem significativa das atividades, valorizando o concreto, a experimentação, a leitura, a escrita e o desenvolvimento das habilidades fundamentais da Matemática.
A Formação Humana permeia a nossa prática para que o aluno aprenda a interagir e conviver de maneira saudável. Assim, as habilidades socioemocionais integram as nossas aulas para que os alunos desenvolvam procedimentos interativos como: saber ouvir, falar na hora certa, se posicionar adequadamente, esperar a vez, acatar normas e regras sociais, lidar com limites, desenvolver o autocontrole, são também prioridades no processo de aprendizagem desse segmento.
Utilizamos as apostilas do Sistema COC de Ensino, atualizadas periodicamente por uma equipe pedagógica especializada. Durante o ano, os alunos recebem apostilas de teoria e de atividades, para os aspectos conceituais, além da apostila “Amigável Mente”que enfatiza as habilidades socioemocionias e os aspectos formativos.
O material também integra diversos recursos tecnológicos, com destaque ao Portal COC Educação, um dos maiores do país.
Como complementação de estudo e estímulo à leitura, a Escola adota livros paradidáticos nos bimestres, que permeiam nossos Projetos Pedagógicos.
A avaliação no EFI é contínua, tem o foco no processo de aprendizagem e utiliza diversos instrumentos avaliativos como: provas mensais (a partir do 2o ano), atividades complementares, trabalhos, pesquisas, debates, portifólios, projetos temáticos e simulados (a partir do 4o ano).
O processo de avaliação engloba o desempenho obtido pelos alunos quanto aos conteúdos assimilados e quanto ao Perfil do Estudante (composto pelo interesse, pela participação, pelo envolvimento nas aulas, pelo ritmo e pela qualidade das produções). Desse modo, desenvolvem-se aspectos atitudinais e procedimentais desde as séries iniciais, gerando o comprometimento com o Hábito de Estudo Diário.
DIFERENCIAIS PEDAGÓGICOS
Projeto que é desenvolvido do EFI ao EM e que visa ao aprimoramento do processo da leitura, base de todo o percurso de aprendizagem do aluno. Possui um foco específico em cada um dos segmentos:
EFI: Desenvolvimento do Comportamento Leitor nas mais diversas disciplinas, com ênfase na integração entre elas e no estudo dos gêneros textuais.
O Projeto Leitura engloba atividades diversificadas, como: saraus, rodas de leitura, debates , Contação de Histórias, a Biblioteca de Sala, as aulas de Produção Textual ( como disciplina semanal, a partir do 3º ano) .
No EFI, essas aulas são desenvolvidas pelas professoras Polivalentes, com o apoio de uma Contadora de Histórias (do 1º ao 3º ano).
Momento específico do Projeto Leitura para os alunos do 1º ao 3º ano em que as aulas são conduzidas por uma Contadora Profissional, a qual estimula a criatividade, a exploração lúdica da leitura, a percepção da importância do livro como objeto de prazer e estudo, além de ampliar o acesso ao universo mágico das narrativas e promover uma interação significativa com o imaginário infantil.
Atividades externas integradas ao planejamento e que favorecem o aprimoramento de habilidades desenvolvidas em sala. Com foco multidisciplinar, são estruturadas por meio de roteiros e orientações prévias aos alunos, propondo atividades de observação, análise no local de estudo e produção final adequada à série.
No EFI, as atividades esportivas propõem-se a desenvolver aspectos físicos, motores e socioemocionais (interagir, respeitar às regras, saber ganhar e perder). O Colégio oferece, opcionalmente, o COC Esporte, com aulas de iniciação em Judô, Dança e Futsal para os alunos do Matutino, Vespertino e Integral.
Uma vez na semana, os projetos desta disciplina visam o desenvolvimento do consumo consciente e o planejamento com critérios (saber ganhar, gastar, esperar, ter metas). Nessas aulas, as propostas sensibilizam os alunos a terem noções de autonomia, a importância de planejar, a responsabilidade econômica e o consumo sustentável.
Desenvolvido pelo Sistema COC de Ensino traz muitas informações para os alunos e para os pais. Por meio do portal (Agenda EDU) divulgamos as tarefas propostas pelos professores e publicamos trabalhos e documentos, permitindo o acompanhamento escolar. Os alunos ainda têm acesso a diversos recursos que auxiliam o processo de aprendizagem.
PROGRAMA BILÍNGUE
Falar inglês rompe barreiras e traz infinitas possibilidades. Pesquisas em diversas áreas apontam sobre o quanto iniciar o ensino de idiomas desde os primeiros anos escolares possibilita o aprendizado facilitado, e, além disso, o quanto desenvolve outras habilidades de compreensão e leitura tão importantes para toda a vida escolar.
Somos uma escola que faz parte do Sistema COC de Ensino e também do Grupo Editorial Pearson. A grande especialidade da Pearson é o trabalho com o Inglês e com o ensino de idiomas. A junção, portanto, não poderia ser mais perfeita, a experiência e a competência do sistema COC se uniram ao potencial Pearson e trouxeram ao nosso Colégio este grande diferencial.
O Programa Educação Bilíngue não ensina um segundo idioma, o Programa Bilíngue ensina em outro idioma. Nossos alunos, desde cedo, serão imersos na Língua Inglesa, aprenderão a pensar em Inglês, a se comunicar em Inglês, escrever Inglês e, assim, desenvolverão fluência.
Respeitando as fases de cada série e de cada segmento, com aulas diárias, um forte e gabaritado time de especialistas aplicará o Programa Pearson Bilingual School, um dos programas bilíngues mais famosos e reconhecidos do mundo.
FORMANDO ALUNOS PARA O SÉCULO XXI
“Amigável Mente “é um programa de desenvolvimento socioemocional da Pearson. Está diretamente relacionado às novas demandas e novas legislações da Educação e foi criado para desenvolver as Competências Socioemocionais dos alunos, de forma a gerar impacto positivo na aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida social. O material apresenta um apoio pedagógico para nossa proposta de formação integral. Aplicado no EF1 (1o ao 5o ano) e no EF2 (6o ao 9o ano), o Programa discutirá assuntos para a convivência responsável entre alunos e toda a nossa comunidade.
Ouvimos muito nos últimos tempos a expressão “Sustentabilidade”. E estávamos acostumados a relacionar esse conceito às ideias do meio ambiente e sua preservação. Atualmente entendemos que a Sustentabilidade real não depende apenas do trato positivo e responsável para com a natureza. Afinal, de que adianta amar as árvores e odiar seres humanos? Neste sentido, o Programa Amigável Mente procura ajudar aos alunos na convivência com o diferente e com seu grupo de forma responsável. Nosso foco é que todo aluno possua uma postura “Amigável Mente”, certamente, isso diminuirá as questões com dificuldades emocionais e relacionais.
O Programa Amigável Mente foi desenvolvido e estruturado para que os alunos possam lidar adequadamente com suas emoções e assim:
CONHEÇA TAMBÉM O PERÍODO INTEGRAL
O Período Integral do COC Vila Yara atende aos alunos do EFI (do 1o ao 5o ano) e vem ao encontro das demandas da realidade atual, em que os pais trabalham o dia todo. Nesse curso, os alunos passam o dia em nossa escola com o suporte de uma equipe qualificada. Das 7h30 às 17h30, com atividades pedagógicas obrigatórias e das 17h30 às 18h30, com atividades de recreação (saída liberada).
No período da manhã, as aulas são com a turma regular, e à tarde, os alunos têm atividades diversificadas.
A criança que fica em nossa escola o dia todo terá suporte em seus estudos, nas tarefas, será acompanhada em sua alimentação controlada por nutricionista (cardápio disponibilizado na Agenda Edu, aplicativo utilizado pelo Colégio para facilitar a comunicação com os pais) e nas atividades esportivas.
O período complementar auxilia na sistematização dos conceitos aprendidos em sala de aula e na instalação do hábito de estudos diários.
A dinâmica do Curso favorece:
Atividades recreativas
Incentivo ao uso do computador
e das tecnologias
Acompanhamento diário nas tarefas e nos trabalhos propostos como lição de casa
Aulas de Musicalização
Aulas de Arte
Aulas de Culinária
Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental I
(11) 3681-8000 |
(11) 94060-0526
Vila Yara - Osasco/SP
Unidade 1: Av. Yara, 300
Unidade 2: Av. Yara, 136
Colégio COC VILA YARA |
Todos os direitos reservados 1985-2020