FUVEST - Dicas de Estudo para a 2a fase

ícone dica redacao

Antes de mais nada, é importante o aluno saber que a prova de redação da FUVEST sempre exigirá a escrita de uma dissertação-argumentativa em norma culta padrão da língua portuguesa. Assim, dominar a estrutura desse gênero textual, as regras da norma-padrão e um vasto vocabulário da língua permite ao aluno a produção de um bom texto. Além disso, é importante também conhecer as estratégias argumentativas para defender a tese com coesão e coerência.

Cada vestibular tem seu perfil de avaliação, e com a FUVEST não é diferente. Os últimos temas de redação propostos foram: “De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?”; “Devem existir limites para a arte?”; “O homem saiu de sua menoridade?”. Tais exemplos nos permitem estabelecer algo em comum entre esses temas: há a presença de uma interrogação em todos eles. O aluno deve, portanto, atentar-se a responder à pergunta para não fugir do tema e focar na defesa de sua tese. Destaca-se também propostas com temas sociais atuais e que permitem encaminhamentos filosóficos ou sociológicos.


Leia muito e sempre: seja grandes obras literárias (além até das obrigatórias), seja jornais e revistas (isso o manterá atualizado);
Treine o tempo que você leva para a produção de um texto;
Elabore e reelabore textos.

Na hora da prova:

Leia atentamente a proposta de redação. Os textos da coletânea ajudam no encaminhamento da produção textual. Destaque, rabisque e escreva tudo o que lhe parecer importante a primeiro momento: “texto bem lido é texto grifado!”.

Organize-se com o tempo. 1h e 30m é o tempo máximo que você deve depreender para todas as etapas da redação: leitura, chuva de ideias, projeto de texto, rascunho e produção final;

O projeto de texto é essencial para a organização da sua dissertação e para que não ocorra desvios de coerência;

Passe seu texto a limpo com tranquilidade e tempo suficiente. Esta é a hora que você pode reler e fazer modificações necessárias;

Não se esqueça do título: a FUVEST sempre pede. (E isso estará indicado nas instruções da proposta);

Respeite as margens da folha de redação e o limite de linhas;

Escreva com letra legível;

Estabeleça relação de sentido entre todos os parágrafos do seu texto. Lembre-se: tecer as partes do texto torna-o coeso e coerente;

Seja objetivo na defesa da sua tese e use argumentos embasados teoricamente;

Citou? Indique a fonte! Parafraseou? Indique a fonte também. Apropriar-se da voz de outrem no seu texto sem indicação clara configura plágio: corra disso!

Conclua apenas retomando o que foi dito no texto. A FUVEST não pede proposta de intervenção, então apenas retome e conclua. Ah! Nada de elementos novos no parágrafo de conclusão; essa é a hora de finalizar o texto.

ícone dica portugues

Assuntos mais recorrentes nas provas da 2ª fase

Morfologia (classes de palavras);
Sintaxe (período simples e período composto);
Semântica;
Pontuação.


Retome os assuntos de classes gramaticais, como advérbio, pronomes e verbos e reveja as características particulares de cada um. O importante é saber identificá-los nos textos, substituí-los e flexioná-los, no caso dos verbos, por exemplo. Além disso, reveja as funções sintáticas do período simples e do período composto e lembre-se de que, muito mais do que saber indicar a função sintática, é saber reconhecê-la e justificá-la nos textos. No caso da pontuação, considere seu uso, de acordo com a norma-padrão, e sua relação de sentido estabelecida entre as partes do texto. Também, as questões de semântica, muitas vezes, pedem o sentido de determinadas palavras no texto em que estão inseridas e o efeito de sentido criado por elas. Outras solicitam a identificação de significado implícito e os sentidos de termos polissêmicos, por exemplo.

ícone dica matemática

Assuntos mais recorrentes nas provas da 2ª fase

Geometrias (Plana, Espacial, Analítica);
Funções (1° grau, 2º grau, Modular, Exponencial, Logarítmica);
Análise Combinatória e Probabilidade;
Progressões (Aritmética, Geométrica).


Certifique-se de que todas as fórmulas que envolvem os conteúdos acima descritos estejam “na ponta da língua”;

Reveja suas habilidades com cálculos numéricos, sobretudo os que envolvem frações, números decimais e propriedades da potenciação e radiciação;

Nessa fase as questões são mais complicadas e, por vezes, exigem demonstrações e generalizações. Além disso, é muito provável que cada questão envolva mais de um conteúdo.

Resolva cada questão passo a passo, de forma clara e organizada. Por ser uma questão de 2ª fase, o avaliador terá como verificar seu desenvolvimento nos quesitos clareza, argumentação com fórmulas e, certamente, o resultado final.

Finalmente, procure fazer/refazer exercícios baseados nas orientações deste documento e, de preferência, os que envolvem mais de um conteúdo.

ícone dica fisica

Assuntos recorrentes na prova da FUVEST 2ª fase:

Sistemas isolados (colisões unidimensionais ou bidimensionais, podendo envolver velocidade relativa e coeficiente de restituição);

Trocas de calor (podendo envolver capacidade térmica do recipiente e mudanças de estado físico);

Sistemas de dois ou mais corpos (forças trocadas entre dois ou mais corpos, podendo envolver plano inclinado e roldanas);

Eletromagnetismo (propriedades dos ímãs e seu campo magnético, campo magnético gerado por corrente elétrica, força magnética sobre partículas eletrizadas e suas trajetórias no interior de campos magnéticos e elétricos, corrente induzida em espiras e bobinas). ferramentas (fórmulas, princípios e conceitos) você poderá utilizar.

ícone dica geografia

Assuntos mais recorrentes nas provas da 2ª fase

Conteúdos-BREXIT(desorganização britânica quanto aos termos da saída da União Europeia);

Desastres em Minas Gerais (Mariana e Brumadinho): impactos socioambientais.


Objetividade!

Responder apenas o que está sendo perguntado (não colocar nenhuma informação desnecessária mesmo que esteja relacionada com o tema da questão)

Tomar cuidado para não responder a mesma coisa na letra “b” ou ser redundante.

ícone dica biologia

Assuntos mais recorrentes nas provas da 2ª fase

Fisiologia Humana, Célula, Ecologia, Fisiologia Animal


Faça tabelas e mapas mentais, use cores e organize suas ideias. Depois disso, muitos exercícios sempre.

ícone dica quimica

Assuntos mais recorrentes nas provas da 2ª fase

Orgânica, Reações químicas e seus funcionamentos, Cálculos estequiométricos.


Atenção para interdisciplinaridade, observe a primeira fase e atente para o que foi cobrado, na segunda fase em geral a prova aprofunda os assuntos. Faça questões dos anos anteriores.

ícone dica história

Assuntos mais recorrentes nas provas da 2ª fase

Atente para os momentos de transição, como Renascimento e Iluminismo. Feudalismo, Guerras mundiais, Brasil Colônia, II Reinado, República Oligárquica, Ditaduras Vargas e Militar.


A prova de história da segunda fase tenta varrer a linha cronológica clássica da historiografia. Sendo assim, todos os temas, de antiga à contemporânea podem cair. Tenham atenção com leitura, a prova pedirá relações com movimentos de arte e representações políticas variadas. Esteja pronto para relacionar e em seguida analisar. Seja obediente, respeite os comandos da prova para não serem repetitivos.