imagem ilustrativa

Tempo de qualidade com os filhos: entenda a importância e os benefícios

em 18 de março de 2022

A vida moderna está cada vez mais acelerada e torna difícil desfrutar da companhia de pessoas queridas, por isso, é importante que o pouco tempo disponível seja muito bem apreciado, principalmente, em companhia dos filhos.

Confira o artigo até o final e conheça as vantagens do tempo de qualidade com as crianças. Lembre-se: tempo escasso não é justificativa para uma ausência.

Boa leitura!



Afinal, o que é tempo de qualidade?

Essa é uma expressão utilizada para se referir a um período em que a atenção é voltada exclusivamente para alguém com a finalidade de melhorar a relação.

Uma rotina cheia de obrigações reduz consideravelmente o número de horas disponíveis em que é possível aproveitar de modo agradável uma companhia.

Homens e mulheres em 25 países têm somente 36 minutos livres por dia para dedicar ao tempo de qualidade com a família. Esse é o resultado surpreendente de uma pesquisa britânica que revela a escassez de intimidade.

Por causa dessa realidade, os pais sentem-se culpados por não conseguirem acompanhar de maneira adequada as fases de crescimento de suas crianças.



Muito tempo juntos significa qualidade?

Há famílias que passam uma quantidade enorme de horas juntas, porém, não há dedicação às relações, diálogo ou troca de afeto entre os integrantes. Portanto, estar sempre reunidos não significa que a convivência seja saudável.

É mais benéfico aproveitar um curto período com qualidade e auxiliar no desenvolvimento das crianças em aspectos cognitivos, emocionais e psicomotores, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos familiares.

Mesmo que um estilo de vida imponha limitações, é fundamental que os filhos sejam acompanhados de perto pelos pais para terem o suporte adequado.

É preciso não confundir as coisas e tentar passar o tempo todo grudados nos filhos, pois eles precisam de espaço e de intimidade. Tempo de qualidade significa estar disponível para auxiliar, educar, brincar e fortalecer os vínculos.



Importância do tempo de qualidade

As crianças passam por um constante processo de aprendizagem nessa etapa da vida, quando descobrem um mundo repleto de novidades e passam a conviver com outras pessoas da mesma faixa etária em creches e escolinhas.

Elas começam a sentir emoções que ainda não sabem nomear e ficam confusas. É essencial a presença dos pais para dar confiança e esse suporte, mas que exige dedicação, diálogo e carinho, mesmo que o tempo seja pouco.

Os adultos precisam dar uma folga a celulares, computadores, séries e redes sociais para que consigam concentrar sua atenção aos filhos. O resultado é visto em crianças mais seguras e confiantes, fortalecidas pelo convívio familiar.

Muitos pais erram nessa hora, pois como têm pouco tempo livre, deixam as crianças agirem como querem para não terem estresse ou serem vistos como chatos. Também é uma oportunidade para adotar regras e mostrar limites. Colocar restrições é um ato de amor, pois prepara a criança para a vida adulta.



Reforço dos laços familiares

As diversas vivências, dentro e fora do lar, ao lado de pessoas amadas e de confiança transmitem valores, além de reforçar a cumplicidade e a segurança.

No entanto, uma das principais vantagens obtidas por meio do tempo de qualidade é, sem dúvida, o fortalecimento dos vínculos que podem estar frouxos por causa da correria imposta pelo dia a dia com a rotina de trabalho.

Os momentos de descontração com os pequenos são capazes de relaxar e melhorar a qualidade de vida familiar, com relações mais saudáveis e fortes.

Portanto, se dedique a esse vínculo com as crianças. Esteja próximo. Brinque, eduque, converse e esteja disponível para ajudá-las nessa importante etapa.