estudante na mesa com notebook e caderno

Algumas táticas para aproveitar melhor o tempo e estudar para o vestibular

Mesmo que a orientação de ficar em casa signifique, em tese, mais tempo para estudar para o vestibular, essa nem sempre é uma tarefa fácil.

Além do excesso de notícias, que tem deixado todo mundo ansioso, estudar é cansativo e parece que a gente sempre acha outra coisa mais interessante para fazer.

Mas, algumas táticas podem te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo e sair na frente na corrida pela tão sonhada aprovação.


Neste artigo, listamos 4 táticas. Confira!


Prepare o ambiente

Essa é a primeira dica, pois é uma das mais importantes e influencia muito na absorção dos conteúdos. A ideia é escolher um ambiente iluminado e livre de barulhos que possam atrapalhar a sua concentração. Estudar com a TV ligada, por exemplo, nem pensar.

O ideal é estudar em uma mesa ou escrivaninha, com uma cadeira confortável e, se possível, ergométrica. Lembre-se, no entanto, que o conforto é importante, mas não pode ser exagerado. Estudar na cama ou deitado não costuma ser uma boa ideia. As chances de você dormir são altas.

Também pode ser uma boa ideia deixar algum lanche e água ao seu alcance, para que não tenha uma desculpa para levantar toda hora.


Tenha uma rotina

Cada organismo é um mundo, e é preciso conhecer o seu para saber qual é o momento do dia em que você consegue se concentrar mais. Sabendo disso, tenha uma rotina e estude todos os dias no mesmo horário

É bom incluir nessa rotina momentos para fazer algum exercício ou meditar, por exemplo. Pode ser antes ou depois dos estudos. Eles são bons para o corpo e para a mente.

Relaxar e ter tempo para algumas atividades de lazer também é importante para que o seu cérebro consiga absorver tanto conteúdo. Ter uma boa noite de sono é outra coisa fundamental.

Tente não modificar muito essa rotina, pois sempre existirão desculpas. Se você deixa de estudar em um dia, fica muito mais difícil voltar no dia seguinte e assim por diante.


Seja organizado

Não tem jeito, as pessoas organizadas já começam com uma vantagem. Ter o material em ordem ajuda e muito na hora dos estudos. É importante saber exatamente onde consultar sempre que tiver qualquer dúvida.

Marcadores coloridos e post its podem te ajudar a ter sempre à mão fórmulas e conceitos importantes. Também é válido fazer anotações, linhas do tempo e diagramas.

Além disso, é bom fazer um planejamento do que vai estudar a cada dia. Uma boa ideia é não misturar muito as matérias e separar um dia para estudar com profundidade disciplinas da mesma área, por exemplo.


Não fique com dúvidas

Partir para o próximo conteúdo com alguma dúvida pode prejudicar todo o processo de aprendizado. Se possível, sempre converse com o professor ou um colega sobre aquela parte que não entendeu direito. E só passe para o próximo conteúdo depois que o problema for resolvido.

Os exercícios são ótimas oportunidades para descobrir dúvidas que você nem sabia que tinha. Faça o máximo possível, resolvendo provas de diversas instituições e graus de dificuldade. E, não desista até entender como sair de cada problema.