ilustração representando as soft skills

Soft Skills: o que é e como desenvolver as suas?

Você já ouviu falar em Soft Skills? Esse é um termo em inglês usado para descrever habilidades emocionais e comportamentais que são subjetivas e auxiliam o individuo evoluir em seu ambiente pessoal e profissional. É a contraposição do termo Hard Skills, que se refere basicamente a todo conhecimento que pode ser adquirido, que pode mensurado de alguma forma, como a fluência em um idioma, conhecimento técnico para utilizar uma ferramenta, entre outros.

Cada vez mais o mercado de trabalho vem valorizando essas competências, pois os critérios estão muito além das habilidades técnicas, o profissional precisa ter inteligência emocional. E não são aspectos úteis apenas no ambiente de trabalho, na vida pessoal, essas habilidades são imprescindíveis. Nesse artigo iremos mostrar como se desenvolver emocionalmente e melhorar seus relacionamentos na vida e no trabalho.


Quais são as principais Soft Skills?

Preparamos uma lista com as Soft Skills com mais visibilidade atualmente dentro do mercado de trabalho:

1. Comunicação eficaz: não somente se expressar, mas saber ouvir atentamente e transmitir adequadamente, de maneira clara e eficaz, tendo em mente o público que receberá a mensagem.

2. Escrita: da mesma maneira que a linguagem verbal, a linguagem escrita também deve saber transmitir a mensagem da melhor maneira.

3. Empatia: Colocar-se no lugar do outro com respeito e educação é a base da convivência em sociedade.

4. Colaboração: nada mais é do que a habilidade de trabalhar em grupo, criando um ambiente leve e saudável para todos.

5. Organização: fundamental para manter a eficiência e administrar o seu tempo e sua rotina.

6. Flexibilidade: saber se reinventar é vital em qualquer área da nossa vida. O mundo muda todos os dias, e devemos nos preparar para essas mudanças.

7. Resiliência: saber superar as adversidades.

8. Pensamento criativo: capacidade de inovar e buscar melhorias sempre.

9. Relacionamento interpessoal: boa conexão pessoal entre os indivíduos.

10. Liderança: saber motivar e engajar as pessoas, trabalhando a individualidade.


Como desenvolver Soft Skills?

Algumas habilidades podem até ser consideradas naturais, mas todas elas podem ser trabalhadas e desenvolvidas. Por exemplo, se você viu a lista acima e sentiu que tem dificuldades em Comunicação, pode buscar maneiras de melhorar isso, com exercícios, observação e autocrítica.

A chave para identificar as habilidades que você precisa melhorar é o autoconhecimento. Entenda seus pontos fortes e fracos, identifique situações em que você precise melhorar suas reações e comportamentos, e trabalhe nisso. Conversar com pessoas do seu convívio também pode ajudar.

Identificadas as habilidades que você precisa trabalhar, é o momento de estabelecer um plano de ação para alcançar seu objetivo. Você pode fazer esse processo sozinho ou contar com um profissional para auxiliá-lo.


Dicas úteis

Uma boa maneira de melhorar as Soft Skills de todos em um ambiente corporativo, ou até mesmo num ambiente familiar, é incentivar elogios e críticas construtivas. Tendemos a guardar ressentimentos e mágoas, e conversar, pode ajudar a todos a evoluírem com um simples diálogo.

Se gostou de algo, elogie. Se não gostou, fale também. Mas sempre com educação e delicadeza.