criança com celular na mão

Saiba como orientar seus filhos a não ficarem imersos no mundo digital

Quem hoje não passa certo tempo online, não é mesmo? Pois bem, quando o assunto é ficar imersos no mundo digital, as crianças e os adolescentes são os campeões. Mas como orientar seus filhos sobre isso?

Com algumas ações no dia a dia você consegue organizar a rotina dos seus filhos e manter uma relação saudável com esses aparelhos eletrônicos. Tanto no que se refere à exposição às telas, quanto às pessoas mal-intencionadas que encontramos nas redes. Veja!


Passe tempo no mundo digital junto com seus filhos

Primeiro, é interessante interagir com a criança ou adolescente e entender o que chama a atenção dele quando está online. Entender quais são os seus influenciadores e se eles utilizam as redes para aprender algo ou apenas para entretenimento.

É importante esse contato para que você saiba o que a criança está fazendo e tenha oportunidade para orientar no que for preciso. O ideal é ensinar que a internet pode servir para aprender de maneira interessante e passar o tempo de forma saudável.


Estipule horários para a internet

Para crianças e até mesmo os adolescentes, é muito importante estabelecer horários para utilizar tablets e computadores. No caso dos celulares isso pode ser um desafio maior, mas é preciso ensinar que não podemos ficar o tempo todo imersos nesses aparelhos.

No caso das crianças, crie horários específicos para que elas possam utilizar esses aparelhos. Já para os celulares, principalmente para pré-adolescentes em diante, você pode estipular os horários nos quais é proibido usar, por exemplo, na hora das refeições em família.


Deixe computadores em áreas comuns

É comum a utilização de computadores por parte dos mais jovens para jogar online, o que pode deixar os seus filhos vidrados por horas em frente à tela. Nesse caso, é importante deixar o computador em um local de circulação e controlar esse tempo diário.

Além de visualizar o que seu filho está fazendo, você consegue também saber quanto tempo exatamente ele utiliza o aparelho. Não esqueça de manter a autoridade e não voltar atrás quando criar horários de uso.


Explique sobre as pessoas mal-intencionadas

Outro ponto importante é conversar com seus filhos, dialogando de acordo com a idade deles, sobre as pessoas mal-intencionadas na internet. Sabemos que a preocupação não gira em torno apenas de ficar muito tempo nas telas, como também a exposição das redes.

Sem dúvida, deixar isso claro vai ajudar a desenvolver a maturidade do seu filho em relação ao que esperar nesse universo digital. Explique também que passar muito tempo online os deixa ainda mais vulneráveis a essas pessoas.

Essas dicas vão ajudar a criar uma relação saudável com a internet e deixar seus filhos menos imersos no mundo digital. Aproveite para ensinar maneiras para que seus filhos aprendam por meio da internet, não apenas a utilizem como entretenimento. Aos poucos você consegue ensinar as crianças e adolescentes a terem contato com os aparelhos sem deixar de viver a vida real.