imagem ilustrativa

Saiba como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

em 04 de fevereiro de 2022

É fato que as crianças precisam receber incentivos para aprender e descobrir coisas novas, não é mesmo? Então, saiba como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil.

Temos que lembrar que essa busca pelo desenvolvimento precisa ser em conjunto, com ações coordenadas pela escola e pela família, ou seja, em casa.

Isso porque os familiares possuem grande importância nesse processo de aprendizado, sendo capazes de mostrar para os pequenos um mundo novo de oportunidades. Trabalhar as habilidades motoras e intelectuais desde cedo é uma ótima opção para garantir a existência de um adulto funcional no futuro.

É claro que todo o processo pode ser feito de forma lúdica e criativa, com diversão e diversos momentos prazerosos. Então, se você deseja que o seu filho tenha um bom desenvolvimento escolar, saiba como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil.



Invista na leitura

Todos sabem a importância da leitura para o desenvolvimento humano, não é mesmo? Agora imagina como será se o seu filho descobrir esse prazer logo cedo?

Muitas crianças acabam se apaixonando pelos livros, afinal, esse conhecimento distribuído entre as páginas contribui com o desenvolvimento lógico e até mesmo com a imaginação, afinal, podemos viajar parar qualquer lugar em uma história.

Por isso, incentive o hábito da leitura desde cedo, mostrando que essa pode ser uma ótima opção para as horas livres. Busque por assuntos e temas que a criança goste e aproveite para trabalhar a lógica e a imaginação.



Raciocínio e concentração são as palavras da vez

É verdade que muitas pessoas podem ter dificuldade para desenvolver o raciocínio e a concentração. Então, para evitar que isso possa acontecer com o seu filho na fase adulta, é fundamental trabalhar essas competências desde cedo.

Para que você saiba como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil, é fundamental compreender que algumas atividades podem atuar com esses dois quesitos de forma leve e divertida.

Uma boa opção pode ser separar um dia da semana para brincar ao ar livre, escolhendo opções que trabalham a memória por exemplo.

Com um dia de sol, um quebra cabeça ou um jogo da memória, qualquer criança passa a entender como a concentração pode ser necessária, até mesmo nos momentos de brincadeira.



Use a tecnologia para o desenvolvimento

Que a tecnologia já faz parte da vida de qualquer pessoa já sabemos. Porém, se o assunto ainda causa discussões para compreender o uso dos adultos, imagina como essa pode ser uma opção boa ou ruim para as crianças?

É fato que tudo está relacionado com o tempo e o que está sendo aprendido pela internet. Sendo assim, é importante mencionar que essa solução deve ser utilizada para incentivar o pequeno a aprender e não apenas para ser uma distração.

Busque por sites e aplicativos confiáveis e que sejam capazes de instigar a curiosidade no seu filho. Controle o tempo de exposição e mostre que existem diversas atividades que podem ser feitas fora do mundo digital. É importante que desde cedo ele entenda que deve existir um equilíbrio entre o celular e o mundo real.



Gostou do conteúdo saiba como estimular o desenvolvimento cognitivo infantil? Para conferir mais textos como esse basta acompanhar o nosso Blog.

Até a próxima!