mãe orientando a filha nos estudos

Saiba como acompanhar o desenvolvimento infantil na escola

A escola é um dos primeiros lugares de socialização e de contato com as diferenças. As crianças que vivem essa experiência desde novinhas podem desenvolver com mais facilidade sentimentos como empatia, conciliação e acolhimento.

O desenvolvimento infantil abarca o desenvolvimento intelectual da criança, que é acompanhado pelo desenvolvimento físico, afetivo, emocional e social durante toda a fase escolar. Por isso, não dá para distanciar completamente as coisas. Profissionais capacitados ajudam essas crianças a olhar para suas transformações e se entender, tanto em nível pessoal quanto social.


Fase escolar

Os alunos chegam na escola com 6 ou 7 anos de idade, e podem ficar até o fim do ensino médio, com cerca de 17 anos. Eles passam, no colégio, várias fases da vida.

Na idade escolar de 7 a 11 anos, quando já se concluiu o processo de alfabetização e aquele “egocentrismo” natural da primeira infância vai se desfazendo, a criança apresenta a capacidade de raciocinar sobre o mundo de uma forma mais lógica, apesar de isso se fazer num formato mais concreto, por meio da experiência, do toque e da associação.

Essas crianças estão em uma fase de grande avanço cognitivo, como explica o artigo “Aspectos do desenvolvimento na idade escolar e na adolescência” das professoras de psicologia da Unesp, Olga Rodrigues e Lígia Melchiori.

É importante que a escola e os profissionais de educação saberem identificar as singularidades de cada fase e que os pais entenderem cada processo de seus filhos, para que tudo fortaleça desde cedo não só o desenvolvimento intelectual, mas também a noção de empatia, caridade, contexto de vida e sociedade.


Participação dos pais no desenvolvimento escolar

O interesse dos pais em acompanhar o desenvolvimento escolar do seu filho traz muitos benefícios para o aprendizado da criança.

A participação diária dos pais ou responsáveis no universo escolar dá à criança a sensação de segurança, de apoio e a encoraja a enfrentar os desafios e as novidades da escola. A criança ou adolescente fica mais autoconfiante sobre suas capacidades e estimulada a se dedicar ao aprendizado.

Algumas dicas sobre como começar ou manter esse acompanhamento escolar:


**Visite o local - vale a pena conhecer esse espaço especial no qual seu filho passa tanto tempo. Conheça a sala de aula, as áreas externas, os espaços que ele mais gosta etc. Se sua criança for mais nova, ela vai adorar te levar para explorar a escola.

**Converse com os professores - Algumas breves conversas sobre assuntos cotidianos não precisam esperar as reuniões para acontecer. Conhecer e valorizar os profissionais que acompanham seu filho aproxima não apenas vocês, mas também a criança, permitindo uma troca maior entre todos.

**Incentive o aprendizado - Principalmente em casa, esse incentivo é muito importante. Tente tornar atrativo a hora do estudo. Se possível, separe um espaço na casa especialmente para isso, com mesinha, cadeira, livros e outros materiais. Seu filho vai se sentir importante neste lugar. Além disso, tente acompanhar esses momentos com seu filho, não fazendo a lição por ele, mas ajudando e incentivando.

Proponha jogos e hobbies educativos, para que as crianças entendam que o aprendizado também pode ser divertido.


Entre tantos benefícios alcançados com o investimento de tempo dos pais nos anos escolares do(s) filho(s/as), a independência é algo que poucos imaginam, mas é justamente o que acontece quando a criança tem, desde o início, apoio e segurança, que são muito importantes para o bom desenvolvimento e formação como ser humano.