professora sorrindo com aluna em sala de aula

Qual o papel do professor no processo de desenvolvimento socioemocional das crianças

Já no século XX começou-se a discutir a importância de as escolas, além de trabalharem o conteúdo curricular e habilidades cognitivas, desenvolverem também a parte socioemocional dos alunos, a partir de trabalhos de teóricos como Piaget, Vigotsky, Wallon e outros. Com o passar do tempo, isso se tornou cada vez mais importante para o mundo como um todo, que exige o amadurecimento de características como empatia, tolerância, paciência e perseverança.

Será que os professores têm um papel nisso? Se sim, como eles podem ajudar seus alunos a desenvolver estas e outras qualidades? É o que você confere neste texto, continue lendo.

Mudanças na educação

Hoje o professor não pode ser mais o único detentor de todo o conhecimento dentro da sala de aula. Se cada um mostra para onde quer ir, ele deve se ver e ser visto como um orientador para os alunos construírem seu conhecimento. Ou seja, o diálogo é uma ferramenta fundamental da educação.

Mas, ao contrário do que pode parecer, isso não implica deixar de trabalhar conteúdos como português, matemática e ciências, ou não buscar desenvolver habilidades cognitivas importantes como memorização e planejamento. Apenas estas não serão mais as únicas coisas que seu filho aprenderá na escola.

A importância do socioemocional

O ideal da educação é o crescimento como ser humano: além dos conhecimentos teóricos e habilidades cognitivas, o desenvolvimento físico, emocional, social e ético. Isso é importante para que a pessoa, muito mais do que arrumar um emprego no mercado de trabalho, torne-se protagonista da sua vida por ter condições de tocar seus projetos com mais eficiência e leveza e se torne atuante no seu meio social.

Também é uma forma de a escola ensinar o indivíduo a trabalhar suas frustrações para que ele não as externe de formas inadequadas, como bullying ou entrada para o mundo do crime.

A teoria do que trabalhar em sala de aula mais aceita é a do Big Five, que coloca como pontos-chave:
- Abertura a novas experiências;
- Consciência;
- Extroversão;
- Amabilidade;
-Estabilidade emocional.

Outra questão é que pesquisas apontam que uma pessoa bem resolvida com o seu lado socioemocional melhora suas habilidades cognitivas, ou seja, consegue aprender muito mais.

Como trabalhar o socioemocional em sala de aula

Existem várias experiências pelo mundo, inclusive algumas brasileiras.

Normalmente, centram-se numa disciplina a mais da grade curricular. Os alunos, trabalhando em equipe, escolhem um tema e, com a orientação do professor, preparam um projeto de pesquisa e criação de produto. Eles devem mergulhar em várias disciplinas, aproveitando o que estudaram, ou indo além. Apresentam para os colegas no fim do ano.

Também são trabalhadas outras questões dentro da sala de aula: incentivo a todos para dar opinião (incluindo, quando necessário, desabafo de problemas pessoais), uso da tecnologia como aliada (alunos que ensinam professores, por exemplo), etc. Em outras palavras, a disciplina vai muito além do trabalho a ser apresentado.

Para as crianças mais novas, a ênfase fica na contação de histórias e em jogos analógicos ou digitais para que exercitem a empatia, reconheçam sentimentos e busquem soluções para externá-los de maneira adequada ou controlá-los.

A família como parceira da escola

Uma condição muito importante para a educação socioemocional é que a família seja parceira da escola nesse processo.

- Comece exercitando o diálogo na sua casa;
- Sempre incentive seu filho a ser responsável pelos estudos dele;
- Mantenha-se sempre em contato com a escola e ofereça ajuda no que achar que puder contribuir.