quatro alunos estudando juntos

Qual a diferença entre escola bilíngue e escola internacional?

Escolas bilíngues e internacionais oferecem aos alunos a oportunidade de aprender um novo idioma desde pequenos, conquistando, assim, o domínio de uma segunda língua de forma simples e natural. Mas, para os pais que pretendem matricular seus filhos em uma dessas escolas, é importante lembrar que a grade curricular e proposta pedagógica de cada uma são bastante distintas. Para ajudar a entender essa diferença, listamos as principais características de uma escola bilíngue e uma escola internacional.

Escola Bilíngue x Escola Internacional

Embora as escolas bilíngues e internacionais tenham como característica a alfabetização de seus alunos em língua estrangeira, geralmente o inglês, as semelhanças param por aí. Entre as principais diferenças entre elas estão a grade curricular, calendário escolar, professores e a forma como as aulas são ministradas.

Grade curricular

Escolas bilíngues seguem a legislação brasileira, o que significa que a grade curricular segue o mesmo padrão das escolas nacionais. O currículo tem foco principal no conteúdo e na preparação para os vestibulares e processos seletivos do Brasil, o que não impede que os estudantes busquem ingressar em instituições estrangeiras.

No entanto, as escolas internacionais seguem a legislação do país de origem, o que faz as disciplinas e aulas não serem voltadas exclusivamente para o aprendizado dos conteúdos, mas valorizarem também experiências pessoais e a descoberta da personalidade.

Nessas instituições é comum que os estudantes tenham aulas de educação financeira, empreendedorismo e economia doméstica, despertando neles a criatividade e a liderança.

Calendário escolar

Por adotar a legislação brasileira, as escolas bilíngues seguem o calendário do Brasil, com 200 dias letivos, aulas de fevereiro a dezembro e férias prolongadas entre dezembro e janeiro.

Já as escolas internacionais seguem o calendário escolar do hemisfério norte. O início do ano letivo ocorre em agosto ou setembro, e termina em junho do ano seguinte. Dessa forma, as férias escolares ocorrem no meio do ano.

Aulas

Em escolas bilíngues, as disciplinas são ministradas tanto em português quanto no segundo idioma, permitindo que o estudante possa assistir à mesma aula em idiomas diferentes. Além disso, atividades extracurriculares, como as voltadas para cultura e esporte, ocorrem em idioma estrangeiro, assim como as aulas estendidas de ciências, artes e educação física.

Nas escolas internacionais, com exceção das aulas de português e história e geografia do Brasil, as disciplinas são ministradas no idioma do país de origem, assim como as atividades extracurriculares.

Professores

Em escolas internacionais, cerca de 40% a 50% dos professores são expatriados que já lecionaram em diversos países, com o intuito de garantir a diversidade cultural em sala de aula.

Já as escolas bilíngues, não necessitam de professores estrangeiros, mas a maioria do corpo docente é fluente e apresenta certificado internacional do idioma estrangeiro adotado pela instituição.

Quando escolher uma escola internacional

As escolas internacionais são ideais para estudantes estrangeiros que, por algum motivo, tenham se mudado para o Brasil, e para brasileiros que pretendem estudar fora do país.

O currículo escolar semelhante ao das escolas do hemisfério norte permite que alunos sejam aceitos em instituições estrangeiras com mais facilidade e menos burocracia. Além disso, a adaptação dos estudantes a novos países ocorre mais facilmente.

Por fim, as escolas internacionais expõem os alunos à diversidade cultural, contato com pessoas de diversos países e os faz adquirir experiências que não teriam naturalmente.

Quando escolher uma escola bilíngue

Escolas bilíngues são excelentes para os pais que desejam que a educação de seus filhos siga o currículo brasileiro, mas que eles, ao mesmo tempo, aprendam desde cedo uma nova língua.

O aprendizado de um idioma estrangeiro desde cedo faz as crianças o assimilarem com mais facilidade. Além disso, em tais escolas, o contato com a nova língua é muito maior do que em cursos comuns de idioma, permitindo que os alunos transitem entre o português e a segunda língua naturalmente.

Outra importante vantagem da escola bilíngue é o fato de que ela não exige que pais e alunos se adaptem a um calendário diferente.