letras formando a palavra english

Por que o inglês deixou de ser um diferencial e se tornou essencial?

Atualmente, o inglês assume posição central na formação de uma pessoa e se coloca não apenas como um diferencial, mas como essencial no cenário educacional, mercadológico e turístico. A pessoa que sabe falar e escrever inglês, sem dúvida, não só se destaca no mercado, como também tem a preferência na maioria das organizações e instituições de ensino.

Para entender melhor por que o inglês deixou de ser um diferencial e se tornou essencial, não deixe de acompanhar a leitura!

Educação

Hoje, a maioria das pessoas já entende a importância da qualificação para o alcance dos seus objetivos de vida. Assim, após o Ensino Médio, procuram uma universidade ou faculdade e buscam concluir o Ensino Superior. Algumas delas já pensam em ir mais longe, talvez fazer um mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Então, mas para fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado, a maioria dos programas de pós-graduação do Brasil solicita proficiência em inglês, ou melhor, exigem conhecimento nessa língua como uma condição para ingressar no programa. Portanto, hoje, falar, escrever ou entender minimamente o inglês é uma condição indispensável para as pessoas que desejam progredir educacionalmente.

Mercado

A globalização reduziu a distância entre empresas e a distância entre profissionais. Hoje, qualquer pessoa que possua um computador com acesso à internet pode entrar em contato com profissionais de outros países e até mesmo ler artigos importantes para aprimorar as atividades do trabalho. Com isso, passou-se a exigir conhecimento em outras línguas, como o inglês.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Page Personnel, empresa de recrutamento mundial, hoje, mais de 50% das empresas já exigem que o candidato saiba inglês. O estudo apontou que daqui a oito anos todas as empresas vão exigir inglês não apenas como diferencial, mas como requisito necessário.

Portanto, as pessoas que já dominam ou estão estudando para dominá-lo, pode sair na frente da concorrência.

Por fim, vale dizer que, conforme uma pesquisa salarial realizada pela Catho, os profissionais que falam inglês têm salários maiores que aquelas que não falam ou escrevem.

Turismo

Com exceção dos portugueses, como Brasil e Espanha, a maioria dos países do mundo ou têm a língua inglesa como oficial ou como segunda língua. Assim, para as pessoas que buscam se aventurar, conhecer lugares como os Estados Unidos, Austrália e Canadá, entre outros, falar inglês é uma condição indispensável para que se relacione nesses locais.

O não conhecimento da língua inglesa é, ainda, uma barreira para muitas pessoas que desejam conhecer esses lugares e outros.

Acompanhando a tendência de um mundo cada vez mais globalizado, a partir de 2020, nosso Colégio será Bílingue e pode te ajudar nesse sentido. Gostaria de saber mais? Entre em contato conosco.

Oportunidade

Ainda que o inglês, como vimos, se apresente hoje como uma exigência necessária na formação de uma pessoa, um levantamento realizado pela British Council constatou que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês, desta, 1% fala fluentemente. Ou seja, 95% não sabe se comunicar nessa língua.

Se, por um lado, esse quadro revela um Brasil ainda em desenvolvimento, por outro, garante que tenha a oportunidade de sair na frente em relação à concorrência. Portanto, vale a pena aproveitar a oportunidade.

Como se viu, a língua inglesa se coloca, hoje, como um requisito necessário na formação de um aluno. Os que têm a oportunidade de aprender devem agarrá-la, pois isso fará uma enorme diferença não só no futuro, mas agora, no presente.