professora sorrindo com grupo de alunos e estudando

Imersão em Inglês: como funciona e por que é a melhor maneira de aprender?

Não existe forma melhor de aprender um assunto do que vivê-lo. No momento de aprender uma língua estrangeira, isso é ainda mais fácil, pois você pode viver, literalmente, falando-a. Você conhece a imersão em inglês? Então confira este artigo para entender como ela funciona e como pode ser a melhor forma de aprender.

O que é imersão em inglês?

A imersão em inglês pode ocorrer de duas formas. A primeira, é fazer uma viagem a um país do exterior, como os Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, para aprender a língua literalmente, na prática e no dia a dia.

É um modelo espetacular, e uma experiência muito válida. Porém, é mais recomendado apenas para crianças mais velhas e não é uma solução muito viável no longo prazo. Afinal, não dá para ficar lá por muito tempo.

A segunda forma de fazer a imersão em inglês é no Brasil, por meio de uma técnica bem semelhante, que busca simular como é o processo de intercâmbio ou de uma imersão feita em alguns dos países do exterior. É uma técnica muito eficiente e que, se feita da maneira correta, pode trazer resultados tão bons quanto.

Como funciona a imersão em inglês?

Em uma escola bilíngue, por exemplo, o aluno passa parte do dia vivendo totalmente em inglês. Fazendo suas atividades de rotina, estudando, lendo, escrevendo e até pensando, na língua estrangeira.

Existe uma série de pequenas tarefas que podem ajudar nessa imersão. Por exemplo, trocar a língua dos aparelhos eletrônicos para o inglês, ou ver séries e filmes sem legenda. Tudo isso ajuda na imersão, mas a forma mais eficaz de fazer isso é com outras pessoas.

Por isso, as escolas bilíngues têm uma enorme vantagem neste processo de imersão. As outras pessoas estarão lá para ajudar no processo, diariamente, ao invés de apenas em certos momentos, como nos cursos tradicionais.

A presença dos outros alunos torna o processo de imersão mais fácil e divertido, enquanto os professores supervisionam para garantir que ele está sendo feito da maneira correta.

Como na escola existe a necessidade de aprender, existe também o fator de sobrevivência como do intercâmbio, mas feito em um ambiente mais controlado e bem mais factível no longo prazo.

Porque a imersão em inglês é tão importante?

A maior dificuldade em aprender a língua não é necessariamente aprendê-la em si. O principal problema é colocá-la em prática. Na maioria dos cursos, com aulas uma ou duas vezes na semana, não existe tempo para falar, e viver, em inglês.

O aluno pode, e vai aprender, mas dificilmente irá ter a desenvoltura de quem realmente vive em inglês.

Por isso, a imersão é tão importante. Ela é uma forma de estimular o aluno a usar e a praticar o idioma, fazendo com que o mesmo se torne realmente uma segunda língua, assim como o português.

A imersão faz do inglês o segundo idioma do aluno de forma natural

Para os mais avançados falantes do idioma, falar o inglês é quase tão natural quanto a nossa língua nativa, sendo que não existe um processo de “tradução”. Ele apenas fala, como se fosse segunda natureza, sem precisar pensar muito, por já estar totalmente acostumado.

Isso só é possível através de uma imersão total no idioma, até que ele faça parte da vida do aluno.