mãe com duas filhas felizes sentadas no sofá fazendo leitura

Formas de engajar seus filhos a praticarem a leitura em casa

Nem toda criança se sente tentada a pegar um livro e ler por conta própria, e isso pode acontecer por diversos fatores, inclusive a falta de engajamento dos pais nessa atividade. Geralmente, pais leitores são mais propensos a ter filhos leitores e vice-versa, o que evidencia o poder do exemplo, mas, ainda assim, é possível despertar esse interesse nos filhos a partir de algumas atitudes.

Tomar gosto pela leitura faz parte de um processo que normalmente começa na primeira infância, em que o contato com os livros se dá por meio de figuras e cores. Aliás, estudos mostram que ler em voz alta para o bebê favorece o desenvolvimento da sua inteligência.

Então, neste artigo, vamos abordar quatro formas eficientes de engajar seus filhos a praticarem a leitura em casa e, assim, fazer com que esse hábito dure para toda a vida.

Dê o exemplo

Sem dúvidas, essa é a principal forma de incentivar seus filhos a praticarem a leitura. Nesse contexto, aquela premissa de que os filhos são o reflexo dos pais, pois imitam muitas de suas ações, é verdadeira.

Por isso, é importante semear o hábito da leitura, espalhando livros pela casa e deixando-os à disposição. Além disso, você pode encorajar conversas durante as refeições, por exemplo, sobre os conteúdos lidos por cada um da família.

Quanto maior a entrega dos pais nessa questão, demonstrando que a prática da leitura pode ser prazerosa, maiores as chances de trazer a criança ou jovem para esse universo.

Deixe os livros acessíveis e no campo de vista

Permitir o acesso fácil aos livros é uma ótima oportunidade de despertar o interesse das crianças pela leitura. Então, colocar os livros em prateleiras mais baixas, de fácil alcance, de forma organizada, se possível com suas capas e títulos à vista, são formas de chamar a atenção.

Isso pode ser feito em todos os cômodos da casa, mas caso queira escolher um cantinho especial, dê preferência aos ambientes em que a família passa mais tempo. Assim, fica mais fácil para que você e seus filhos se lembrem dos livros.

Limite o tempo de uso dos eletrônicos

Não é de hoje que alguns pais lutam contra o uso demasiado de eletrônicos pelos seus filhos, mas, muitas vezes, não têm recursos para preencher esse “vazio”. Assim, alguns minutos de leitura podem ser introduzidos nesses intervalos, diminuindo o tempo de contato dos pequenos com a TV, tablet, celular, videogame, entre outros aparelhos.

Com isso, são criados outros estímulos à criança, que passa a dividir a sua atenção com outras atividades, desenvolvendo a capacidade de concentração e foco.

Ajude seu filho a encontrar seus temas prediletos

Um dos gatilhos para despertar o interesse e o prazer pela leitura em crianças e jovens é encontrar o estilo de livro que eles mais se identificam. Dessa forma, o hábito de ler deixa de ter um caráter de obrigação ou de parecer uma atividade monótona, pelo contrário, podendo se tornar algo divertido e empolgante na rotina.

Esse encantamento pelos livros pode acontecer logo no primeiro contato ou demorar um tempo, até que a criança conheça as obras de que ela realmente gosta. Daí a importância da participação dos pais, tanto para apresentar diversos temas e opções quanto no incentivo à leitura em família.