um pedaço da floresta amazônica

Floresta Amazônica: entenda sua real importância

Todos os dias acompanhamos notícias na TV sobre o desmatamento da Amazônia, e até mesmo o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, destacou a importância de se cuidar da Floresta Amazônica.

Porém, por que precisamos lutar com tanto afinco para proteger esse bioma? Qual a importância da Floresta Amazônica para o mundo?

A seguir, entenda porque a Amazônia é tão importante, como ela está sendo desmatada, quais os impactos que seu desmatamento pode causar para o clima e para a própria humanidade.


Por que a Floresta Amazônica é tão importante?

A Floresta Amazônica já foi chamada de 'pulmão do mundo', mas hoje em dia sabe-se que isso não é verdade. No entanto, isso não diminui a sua importância para a biodiversidade do planeta e para a manutenção do clima na Terra. Com uma área que abrange nove países, a Amazônia representa, sozinha, um terço das florestas tropicais do mundo, e tem a maior biodiversidade do planeta.

A preservação dessa biodiversidade é essencial para o equilíbrio ecológico do planeta. Além disso, a floresta abriga a maior bacia hidrográfica do planeta. Juntas, elas são responsáveis por manter a temperatura equilibrada não só na região, mas no planeta todo. Portanto, boa parte das mudanças climáticas que temos visto estão intrinsicamente ligadas com o desmatamento da Amazônia.


O que está acontecendo com a Amazônia?

O desmatamento da Floresta Amazônica não é um fenômeno novo. Desde os tempos do garimpo da borracha a floresta sofre com a exploração descabida e sem controle. Porém, no século XX, e especialmente nos últimos anos, houve um aceleramento relativamente preocupante desse desmatamento.

Em 2020 houve um aumento de 34% em relação ao ano passado. Se o ritmo atual se mantiver até o final do ano, é provável que mais de 13.000 km² sejam desmatados. Não é nem preciso dizer que isso representa impactos sérios para o planeta, como explicaremos a seguir.


Quais os impactos do desmatamento em geral?

O primeiro impacto sério que pode ser causado pelo desmatamento desenfreado da Amazônia é a perda da biodiversidade, em um momento onde o planeta já passa por uma extinção em massa de espécies. Não só isso afeta o equilíbrio ecológico do planeta, mas impede o desenvolvimento de sérias vertentes de biotecnologia, com valores inestimáveis para a saúde e a ciência mundial.

Há também o potencial de ecoturismo a ser explorado na Floresta Amazônica, que fica cada vez menor à medida que o território é desmatado. Além disso, por concentrar 20% da água doce do planeta, a área se torna muito importante para garantir o abastecimento mundial.


Quais os impactos do desmatamento no clima?

A Amazônia é muito importante para a regulamentação do clima mundial. A queimada das árvores libera uma quantidade de CO2 que agrava o efeito estufa e o aquecimento global. A preservação da Floresta ajuda a diminuir e regular a temperatura a partir da absorção do CO2 pelas árvores, e também pela manutenção da umidade no solo.



Esperamos ter ensinado um pouquinho mais sobre consciência ambiental para você e sua família.