pais e filhos felizes brincando no parque

Férias escolares: Dicas para divertir e entreter as crianças nesse período

As tão esperadas férias escolares chegaram e é hora de os alunos descansarem e aproveitarem os dias de verão em família. Esse é um tempo precioso para pais e filhos fazerem atividades juntos.

Para lhe ajudar nesta tarefa, preparamos algumas dicas para divertir as crianças neste período, mantendo o aprendizado e as experiências ativas.

Boliche com garrafas pet

Basta ter uma bolinha de tênis e 11 garrafas pets para essa brincadeira ser a responsável por entreter a criançada durante uma tarde inteira. Encha as garrafas com um pouco de areia para elas não caírem com o vento, defina a distância da “pista de boliche” e incentive as crianças a rolarem a bola com o intuito de fazer as garrafas caírem. Essa brincadeira é ótima para coordenação motora dos pequenos.

Jogos de tabuleiro ou cartas

Sabe aqueles dias de chuvas que as crianças precisam ficar o dia inteiro em casa? Invista em jogos de tabuleiros ou ensine os filhos a jogarem carta. Algumas sugestões de jogos de tabuleiro: Banco Imobiliário, War, Imagem e Ação (mímica) e Jogo da Vida.

Para os jogos com cartas, pode ser Uno, canastra, jogo do dorminhoco. O importante é mantê-los longe das horas intermináveis na frente de jogos de tela, como no computador e no vídeo game.

Leve-os ao teatro

E aquele espetáculo que está em cartaz no teatro? Pode ser uma programação incrível para seu filho ter os primeiros contatos com esse tipo de cultura. O teatro é inspirador e traz reflexões sobre diferentes temas, além de claro, ser um ótimo entretenimento. Essa atividade desperta a criatividade e amplia o repertório de experiências de vida.

Vá ao circo

Outro local muito bacana para levar os filhos nas férias escolares. Os circos são muito comuns em cidades de praia, por exemplo.

Cozinhar

Que tal fazer uma noite onde o filho com a ajuda de um dos pais, é o responsável pela comida? Além de ser uma tarefa bastante divertida e que desperta interesse das crianças, oferece a possibilidade de elas terem o conhecimento de como é feito o alimento e regras básicas da cozinha.

Faça projetos manuais

Invista em materiais que permitam que as crianças façam trabalhos manuais, como por exemplo: papel, giz, pincel, tinta, argila e massinha de modelar. Defina um projeto e sente junto ao seu filho para que vocês tenham um tempo de qualidade juntos e construam algo criativo e bonito, seja para colar na geladeira ou colocar no quarto dele.

Faça um piquenique

Se a sua cidade possui um espaço mais verde que seja um bom local para um piquenique, não pense duas vezes. Separe um bolo, algumas frutas, sanduíches e suco e vá aproveitar o sol e a luz do dia em contato com a natureza. Estendam a toalha na grama e façam um piquenique. Temos certeza de que seu filho não se esquecerá deste momento.



Esperamos que vocês tenham aproveitado nossas dicas. Desejamos uma ótima férias para os estudantes e pais. Aproveitem cada dia ao lado dos seus filhos.