imagem ilustrativa

Esporte para crianças e a melhora na concentração

Certamente, não é de hoje que os esportes são considerados como excelentes benefícios para as crianças! Não somente para um desenvolvimento ainda mais saudável, mas como também para a concentração. Por esse é crucial, investir em esportes já na infância da criança, a fim de estimular diversos benefícios em sua fase adulta.


Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 esportes essenciais para crianças e na melhoria da concentração.


1. Natação

A natação acaba sendo um dos esportes mais praticados pelas crianças! E existe um motivo para isso. Trata-se de uma atividade completa, trabalhando na respiração, ativação da memória, coordenação motora, entre outros relacionados. Sem contar que acaba melhorando o sono, o apetite e ainda auxilia na flexibilidade e desenvolvimento de espaço e tempo.

Em geral, os bebês já podem começar na natação a partir de seus primeiros seis meses de idade. Logo, a partir dos cinco anos, eles já podem começar a participar de competições!


2. Futsal e Futebol

O futsal e o futebol são esportes que são praticados em larga escala em nosso país. Caso você não saiba, são esportes que auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras, concentração e foco, e até mesmo no equilíbrio!

Já que são modalidades de esportes mais intensas, elas exigem muito mais do físico, eles acabam acelerando o metabolismo das crianças, tornando a saúde cardiovascular e respiratória ainda mais eficiente. Em geral, tanto o futebol quanto o futsal podem ser introduzidos na rotina das crianças, a partir dos seus quatro ou cinco anos de idade.


3. Ballet

O Ballet, e entre outras danças em geral, conseguem promover uma eficiência maior entre as crianças, e ainda por cima oferece mais auto confiança. Sabe-se que nesse tipo de atividade, é possível trabalhar o tempo de resposta mental nos exercícios, uma vez que são sincronizados e de acordo com ritmos. E ainda por cima torna o humor das crianças mais estáveis. Além disso, também acabam acostumando-se a serem comprometidas com instruções mais complexas, promovendo um sentimento de resiliência.


4. Vôlei

O vôlei é um tipo de atividade em grupo e pode ser indicado para crianças a partir dos seus sete anos de idade. Trata-se de um esporte totalmente versátil e que ajuda a promover tanto a interação, quanto o raciocínio rápido por parte dos alunos.

Além de contribuir com a saúde física e fisiológica, ela oferece movimentos rápidos, o que ajuda na precisão e equilíbrio! Sem contar na parte cognitiva, já que pede mais concentração durante o jogo e mais entendimento sobre as regras de jogabilidade.



Gostou deste artigo? Conforme vimos, a prática de esportes oferece excelentes benefícios, não somente para o desenvolvimento físico e motor das crianças, mas como também para a concentração. Investir em esportes já na infância oferece diversos benefícios para os filhos, em todas as esferas.