grupo de crianças felizes na sala de aula

Entenda porque a escola é tão importante no processo de socialização das crianças

A escola é o primeiro contato das crianças fora do ambiente familiar e, na maioria das vezes, é a fase mais importante quando o assunto é a socialização do indivíduo. Mas por que essa fase é tão importante? Vamos esclarecer neste artigo.

A criança conhece novas pessoas fora do ambiente familiar

Em primeiro lugar, antes da escola, a criança tem seu contato limitado aos familiares e amigos próximos. Contudo, esses contatos tendem a ser feitos em ambientes onde a criança é sempre o centro das atenções e está exposta a opiniões e comportamentos poucos conflitantes. É na escola que ela vai começar a expandir suas noções de mundo.

Afinal, ela vai precisar conviver com outras crianças iguais e diferentes à ela, com características diversas, limitações, etc. Além disso, ela também vai passar a ter que dividir a atenção recebida com essas crianças e, assim, construir relações com elas.

É na escola também que o aprendizado é mais potencializado. Mas não apenas ao que diz respeito à formação educacional, mas sim ao comportamento da criança. Ao escutar e observar o amiguinho, a criança, que na primeira infância compreende e absorve mais facilmente as informações, começa a repetir padrões comportamentais e formar sua personalidade.

Hábitos comportamentais são construídos

Dessa forma, a escola influencia positivamente no processo de socialização da criança porque, naturalmente, vai ensiná-la a dividir as coisas, a esperar a sua vez, a lidar com as diferenças, a respeitar o próximo, ser mais empático e confiante. Além disso, é também nessa fase que a criança vai aprender a lidar com frustrações e sentimentos negativos.

E a importância da escola para a socialização das crianças não termina aí. É também na primeira infância na escola que a criança passa a ser mais tolerante. Conviver com crianças com outras criações e valores é fundamental para corrigir crianças mimadas, por exemplo. Outro benefício é a compreensão da importância do trabalho em equipe. Brincadeiras e atividades coletivas desenvolvem, desde cedo, essa consciência nos pequenos. Por último, crianças em idade escolar desenvolvem melhor a fala e as habilidades de comunicação.

Acompanhamento de pais e educadores é indispensável

Entretanto, é muito importante que os responsáveis e educadores acompanhem esse processo e verifiquem se a socialização está sendo feita de forma saudável. Afinal, cada criança tem um perfil e lidará de forma diferente com as situações apresentadas.

Por isso, é essencial que haja um canal aberto entre todos os adultos que convivem com essa criança, no qual feedbacks sejam informados frequentemente. É importante saber que cada criança tem o seu limite e tempo, então um mesmo processo pode ser mais simples e rápido para uns do que para outros. E isso é medido através desses feedbacks e conversas. E são a partir deles também que atividades extras como esportes ou expressões artísticas podem ser sugeridas para equilibrar os desempenhos sociais e educacionais da criança.

Se você é pai/mãe ou responsável e quer saber mais sobre temas educacionais, continue acompanhando nosso Blog, e se gostaria de saber mais sobre o nosso Colégio, é só entrar em contato.