menino triste

Entenda a importância de ensinar seu filho a perder

Como adultos, sabemos que perder, às vezes é fundamental para construir nossa perseverança. Por outro lado, é importante também ensinar seu filho a perder, mostrando-lhe como isso pode ensiná-lo e fazê-lo crescer.

Na faixa de idade de 3 a 5 anos, é normal que crianças sejam mais competitivas. Eileen Kennedy-Moore, que é uma especialista em psicologia para pais, menciona que é nesta fase que os pequeninos começam a ter noções do que é ganhar ou perder.

Por isso, não é difícil ver crianças competindo para ver quem grita mais alto, corre mais rápido ou pula mais alto. Isso é normal e não deve ser considerado ruim. Por outro lado, você vai entender ao longo deste artigo o motivo pelo qual é essencial ensinar seu filho a perder também.


O desenvolvimento de resiliência é a chave para a saúde mental

No artigo da Dra. Ana Beatriz Barbosa, a psiquiatra ressalta o quanto podemos ser habilidosos em algumas áreas, mas, mesmo assim, desfasados em outras. Isso ocorre porque nenhum cérebro humano funciona de maneira totalmente equilibrada.

Isso significa que é perfeitamente comum que a criança, em algum momento, tenha a impressão de ser menos habilidosa. Quando não se está acostumado com perdas, isso se torna frustrante, fazendo com que ela não aceite que não é o melhor em todas as coisas.

Por outro lado, entender que o fracasso também constrói nossa vida garante maior inteligência emocional para nós. Para isso, as crianças precisam desenvolver, desde cedo, uma grande capacidade de superar problemas.

No conceito de psicologia, Tatiana Pimenta menciona o quanto a resiliência envolve a capacidade de evitar surtos psicológicos, mentais ou físicos. A estudiosa explica que, ao invés disso, o indivíduo resiliente busca estratégias para enfrentar os próprios problemas.


Quem sabe perder saberá vencer

O controle das emoções, tanto positivas quanto negativas faz total diferença no desenvolvimento infantil. Em outras palavras, a forma como o indivíduo irá encarar e administrar as próprias emoções está ligada à maneira como ele será ensinado.

Além disso, este autocontrole pode contribuir para uma maior inteligência emocional na fase adulta. Um estudo mostrou também o quanto a reação emotiva dos pais diante dos filhos influencia o comportamento deles.


Ensinar não precisa ser difícil

Para consolar a criança no momento do desafio, os pais podem desenvolver posturas mais inteligentes para educá-las. Algumas dicas são:

  • Permita que ela expresse a frustração por perder: é muito importante permitir que a criança tenha, em um primeiro momento, liberdade para demonstrar o que sente, sem repressões. Segundo a psicóloga Thalia Filla Brotto, reprimir emoções pode até mesmo desencadear distúrbios mentais. Por isso, deixe-o sentir.
  • Conte histórias de superação, para que a criança entenda que tudo passa, e perder uma vez não significa perder sempre. De maneira lúdica, ela irá entender que mesmo os maiores “vencedores” encontraram pedras no caminho.
  • Converse com seu filho como se fossem amigos. Os pais, muitas vezes adotam uma postura de superioridade ao conversar com a criança. O problema é que, ao invés de encorajar, essa postura rígida pode amedrontar seus filhos.

Assim, de maneira leve, a criança desenvolverá um equilíbrio emocional muito maior, entendendo a verdadeira dinâmica da vida. É fundamental direcioná-la para a ideia de que as derrotas são um sinal de que estamos progredindo.

Sendo assim, ao ensinar seu filho a perder, ele irá encarar as derrotas com um olhar resiliente, e desenvolverá maior entusiasmo para desenvolver as próprias habilidades.

Ao invés de desenvolver problemas mentais com as futuras dificuldades, a criança poderá sair delas ainda mais forte. Este é o poder da educação!