grupo de alunos estudando juntos

Ensino Integral: como funciona e quais suas vantagens?

O ensino em período Integral ainda não é tão popular no Brasil quanto em países como a Finlândia, Irlanda, Japão, Estados Unidos e, mais próximo de nós, na América do Sul, o Chile. Na correria do dia a dia e com os pais passando boa parte do dia no trabalho, é natural que um grande atrativo do ensino em período integral seja a possibilidade de deixar as crianças com ocupações por mais tempo.

Mas o ensino Integral é muito mais do que passar mais tempo na escola. Ao oferecer a educação integral, o colégio assume a garantia do desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural de seus alunos. Para isso, além das aulas tradicionais, o espaço conta com estrutura física mais ampla para garantir vivência diversificada aos alunos durante o dia.


Confira algum vantagens do Ensino Integral:

Melhor rendimento

A vantagem do ensino Integral não vale apenas para os pais, claro. O rendimento dos alunos costuma melhorar nesse modelo, pois a rotina diversa de cada dia cria cidadãos mais autônomos e responsáveis. Melhora também por garantir aos alunos atividades produtivas durante o turno que ficariam em casa, dificilmente estudando. Em vez de assistir à TV, por exemplo, eles ampliarão o tempo de aprendizado durante a semana no colégio.

A organização ajuda a melhorar o rendimento e a presença constante de educadores evita a procrastinação. Paralelamente, a autonomia é sempre trabalhada, já que os alunos não dependem dos pais para fazer suas atividades.

Contato com atividades diversificadas

Durante o dia, os alunos são submetidos a várias atividades esportivas e culturais. Isso seria possível, mas com menos facilidade no modelo tradicional de ensino, já que para cada atividade extracurricular seria necessário matriculá-los em diferentes lugares. Por fazer parte do dia a dia do colégio com ensino Integral, essas atividades são pensadas de maneira pedagógica.

Gostaria de saber mais sobre o nosso Colégio? Também oferecemos o Período Integral. Agende uma vista, será um prazer recebê-lo.

Segurança dos alunos

Outro grande atrativo do modelo é a segurança. Enquanto os pais trabalham, podem ter a certeza de que seus filhos passam o dia em um local seguro, familiar e confiável, com a grade montada com atividades pensadas cuidadosamente para os alunos. E, claro, sempre acompanhados de profissionais especializados e capacitados. Conviver em um ambiente como esse, repleto de atividades, contribui para a tranquilidade dos pais sobre a segurança e o conforto de seus filhos.

Orientação de profissionais

Crianças e jovens podem encontrar dificuldade para equilibrar tempo de estudo e lazer. Na escola com período Integral, os profissionais orientam o aluno para organizar melhor o seu tempo.

A orientação vai além e abrange também a parte nutricional idealizada por nutricionistas, que pensa na saúde das crianças e adolescentes, e monta refeições equilibradas e saudáveis todos os dias.

O Ensino Integral é pensado de forma que os alunos aproveitem ao máximo o dia, com atividades produtivas. Por isso, em casa, podem desfrutar com a consciência tranquila dos momentos de puro lazer ao lado da família e amigos.