alunos na sala de aula com as mãos erguidas

Ensino Bilíngue: como ele vem inovando a educação no Brasil?

As escolas estão cada vez mais cientes da importância do Ensino Bilíngue para a formação completa, de qualidade e diferenciada dos alunos brasileiros. O que era apenas uma proposta há 20 anos, hoje se apresenta como uma tendência que aos poucos está se consolidando no mercado e mudando a vida de muitas pessoas, à medida que oferece a oportunidade de aprender mais uma língua, não da maneira tradicional, mas agora de forma integrada ao ensino básico.

Para entender como o Ensino Bilíngue vem inovando a educação no Brasil e obtendo amplo reconhecimento da sociedade brasileira, acompanhe a leitura!

Educação Bilíngue

Historicamente, o brasileiro decidido a aprender outro idioma tinha praticamente três alternativas: fazer um cursinho que não custava nada barato, contratar um profissional particular ou aprender vendo vídeos no YouTube. Mas uma nova tendência educacional vem se consolidando no mercado e ampliando assim as oportunidades de quem busca, desde novo, aprender outra língua, como o inglês — um dos idiomas mais falados no mundo dos negócios, destaque-se.

O sistema de ensino baseado na Educação Bilíngue oferece todo um aparato para que o estudante aprenda de maneira fácil e efetiva, como material didático, treinamento com educadores, tecnologia de ponta, métodos de integração, avaliação de resultados e ministração de aulas totalmente no idioma selecionado.

Crescimento

De acordo com dados do Ministério de Educação, o Brasil conta com aproximadamente 40 mil escolas privadas, o que representa 21% das unidades educacionais existentes no país. Das aproximadamente 40 mil, 1,2 mil adotam o sistema de Ensino Bilíngue.

Ainda que não se trate de um crescimento expressivo, os números indicam que aos poucos o Ensino Bilíngue está se colocando como fundamental para o processo de formação educacional de estudantes brasileiros, principalmente frente à realidade contemporânea.

Nunca é demais alertar que, conforme uma pesquisa desenvolvida pela Page Personnel, daqui a oito anos todas as empresas vão exigir conhecimento em algum idioma como requisito fundamental para a contratação. Hoje, mais de 50% já exigem. Isso indica que o Ensino Bilíngue está apenas “começando” a sua trajetória.

Número de Estudantes

Ainda de acordo com dados do Ministério de Educação, houve uma rápida adesão em relação ao sistema de Ensino Bilíngue por parte de pais e alunos brasileiros. Dos mais de 48,6 milhões de estudantes matriculados em escolas privadas, de 270 mil a 300 mil estudam em unidades bilíngues.

Isso significa não apenas uma rápida adesão, mas o reconhecimento de que o sistema de Ensino Bilíngue é hoje uma alternativa eficaz para quem busca aprender outro idioma de maneira criativa, efetiva e integrativa, a partir de métodos modernos, como a oportunidade de assistir a aulas totalmente ministradas na língua selecionada.

Ensino de Qualidade

Para Antonieta Heyden Megale, Coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Bilíngue e Professora do curso Bilinguismo da PUC, a procura pela Educação Bilíngue não se limita somente ao fato de que oportuniza aos estudantes aprender outro idioma, mas também parte de um desejo dos pais, de matricular seus filhos em uma escola que proporcione um ensino de qualidade.

A Educação Bilíngue está, sem dúvida, revolucionando a educação brasileira e formando jovens com habilidades incríveis, que podem destacá-los no cenário educacional e mercadológico.