professora com uma cartaz com a letra e ensinando um aluno menino

Ensino bilíngue ajuda no desenvolvimento da linguagem das crianças?

Há uma pequena polêmica relacionada ao desenvolvimento das crianças e o aprendizado de outra língua em colégios de ensino bilíngue, gerada muitas vezes pelo receio dos pais.

Entretanto, o ensino bilíngue não apresenta quaisquer problemas no desenvolvimento de linguagem, pelo contrário, a primeira infância é o momento mais propício ao aprendizado de outro idioma.

Essa dúvida ocorre em partes por conta do hábito de inserir esse tipo de ensino quando os filhos estão um pouco maiores, hábito conservado até alguns anos atrás. Porém, surgiram novos colégios especializados ou opção em escolas infantis, aumentando a variedade de fontes de ensino cada vez mais cedo.

Saiba mais sobre o ensino bilíngue e a sua relação com o desenvolvimento de linguagem das crianças!

A língua estrangeira atrapalha o aprendizado da língua portuguesa?

Pode ser uma dúvida frequente de alguns pais se o aprendizado de língua portuguesa é de alguma forma dificultado ao inserir uma língua estrangeira no cotidiano das crianças. Isso não acontece, pelo contrário, a fase da primeira infância, principalmente nos anos iniciais, são um ótimo período para aprender outro idioma.

Quando iniciam o processo de fala, as crianças repetem aquilo que ouvem, reproduzindo assim o nosso idioma em sua pronúncia correta. Nessa mesma fase, os pequenos são capazes de reproduzir, com a mesma excelência, a pronúncia de outra língua aprendida de forma paralela.

Como o Ensino Bilíngue ajuda na linguagem?

Conforme já dissemos, as crianças aprendem com facilidade dois idiomas ao mesmo tempo, considerando a sua fase de fala ainda em desenvolvimento. Uma grande vantagem de investir nesse ensino desde cedo é a capacidade de reproduzir uma pronúncia semelhante aos falantes nativos do idioma estrangeiro.

Caso queira saber mais sobre a educação bilíngue do nosso Colégio, visite nosso site e não hesite em entrar em contato para uma visita ou esclarecer as suas dúvidas.

O sotaque da criança é comprometido?

Nada relacionado à fala da língua portuguesa recebe alterações por aprender, por exemplo, inglês desde cedo. Prova disso é a forma como aprendemos o sotaque correspondente ao estado no qual nascemos ou passamos a primeira infância. Isso ocorre graças a idade e fase propícia ao aprendizado de linguagem, que dá conta de mais de uma língua.

Quais são os resultados do Ensino Bilíngue para as crianças?

A excelência de pronúncia é apenas um dos resultados em aprender outro idioma desde cedo. O colégio bilíngue ajuda inclusive a poupar tempo e investimento, já que o ensino acontece de forma paralela. No futuro, o aluno terá a chance de ingressar em intercâmbios ou mesmo concentrar tempo em outros conhecimentos e capacitações.

O ensino bilíngue ajuda, sim, no desenvolvimento da linguagem das crianças e pode trazer ótimos resultados. Ainda que seu filho não fale tão rapidamente ou de forma independente, ele está em processo de compreensão, assim como faz ao aprender a falar a nossa língua.

Apesar de algumas dúvidas que possam permear o pensamento dos pais, não há motivo para preocupações. As crianças em fase primeira infância, principalmente, possuem plena capacidade de dar conta do aprendizado de uma língua estrangeira sem comprometer seu desenvolvimento da linguagem em nosso idioma.