pai e mãe jogando jogo de tabuleiro com três filhos

Educação financeira: jogos para ensinar seus filhos a lidar com dinheiro

Falar de Educação Financeira é um assunto extremamente importante na nossa vida. E quanto mais cedo aprendemos sobre como cuidar das finanças, melhor será o nosso futuro. Então, que tal ensinar seus filhos a lidar com dinheiro por meio de jogos?

Geralmente, o primeiro contato que temos com o dinheiro é com as mesadas, cofres ou outros, enquanto somos crianças. Tais métodos já são frequentemente utilizados por muitos pais que desejam ensinar aos seus filhos o valor e a importância do dinheiro desde a infância.

Saber como lidar com o seu dinheiro agora vai te poupar muitas dores de cabeça no futuro. Logo, incluir esses ensinamentos na educação dos seus filhos é essencial para que cresçam entendendo a importância de garantir uma vida financeira estável.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas de 4 jogos para ensinar os seus filhos a lidar com dinheiro.

Banco Imobiliário

O tradicional Jogo Banco Imobiliário é um dos mais populares entre adultos, jovens e crianças. Além de garantir a diversão da família, o jogo é bastante recomendado para auxiliar o aprendizado sobre Educação Financeira.

Por ser um jogo presente no mercado há anos, existem diversas versões e estilos para aplicação. A família pode escolher entre o formato clássico ou os mais modernos que incluem até mesmo uma máquina de cartão de crédito digital.

A maior vantagem do Banco Imobiliário é o incentivo do pensamento rápido e a tomada de decisões mais assertivas. Assim, ensinar seus filhos a lidar com dinheiro deixa de ser uma tarefa chata ou entediante, já que o dinamismo do jogo garante a diversão, juntamente com o aprendizado.

O Banco Imobiliário também é uma excelente forma de ensinar seus filhos sobre as problemáticas do consumismo descontrolado e quais são as consequências disso para o futuro.

Goumi

O Goumi é um jogo on-line que também é uma ótima ferramenta para ensinar seus filhos a lidar com dinheiro. O principal objetivo do jogo é, de fato, fazer com que crianças e jovens aprendam sobre a Educação Financeira de um jeito dinâmico e lúdico.

Por meio da criação de um personagem e vivências de situações do dia a dia, o jogo inclui ensinamentos sobre finanças para que a criança ou jovem consiga realizar as ações na plataforma de forma racional.

Com o Goumi, seu filho vai aprender conceitos como o de investimentos, poupanças e como gastar de forma consciente.

Jogo da Mesada

Outra alternativa muito interessante para ensinar seus filhos a lidar com dinheiro é o Jogo da Mesada. Aqui, o intuito é ensinar sobre:
- Pagamentos;
- Recebimentos; - Dívidas;
- Juros;
- Lucros;
- Entre outros.

Além disso, também é possível aprender sobre empreendedorismo e as consequências de péssimos investimentos. Com certeza, esse jogo de tabuleiro é uma boa pedida para unir diversão e aprendizado em um só lugar.

Bons Negócios

Indicado para jovens a partir de 14 anos, o Jogo Bons Negócios é excelente para ensinar seus filhos sobre investimentos e negociações. Com um sistema de jogo de cartas, o jovem consegue aprender sobre empreendedorismo de forma lúdica e muito divertida.

O jogo tem como principal objetivo incentivar decisões assertivas nos investimentos, tudo com a garantia de um bom planejamento financeiro.



Então, que tal incentivar seus filhos a terem uma boa educação financeira desde cedo? Sem dúvida, o ensinamento vai agregar bastante valor para o futuro deles!