pipoca, suco, óculos e controle remoto

Documentários da Netflix para estudar História

Estudar história é fundamental, não apenas para quem vai fazer o Enem ou pretende ingressar numa universidade, mas também porque é por meio dela que conseguimos entender nosso passado, como chegamos até aqui e, assim, desenvolvemos o conhecimento necessário para evitar repetir os erros de nossos ancestrais.

Existem milhares de livros pelos quais podemos estudar e aprender muito sobre a história do nosso país e do mundo, porém, no momento atual em que a tecnologia nos oferece milhares de novas oportunidades, seria um desperdício não aproveitá-la para enriquecer e ampliar ainda mais esse conhecimento.

Pensando nisso, trouxemos uma lista com 6 documentários incríveis da Netflix para você assistir enquanto estuda.

1. First Face Of America

Nesse documentário de 2018, mergulhadores encontram no interior de uma caverna subterrânea, em Yucatán, no México, o esqueleto quase completo de uma adolescente que habitou terras americanas há mais de 13 mil anos.

Com a descoberta surgem novos questionamentos: quem era aquela garota e o que a levou a se arriscar naquele lugar? De onde veio o seu povo e por que ela era tão diferente dos nativos americanos de hoje? Em First Face Of America, cientistas forenses se reúnem para responder essas e outras perguntas que nos ajudam a conhecer melhor a história do nosso continente.

2. Secrets Of Great British Castle

O historiador Dan Jones viaja no tempo para explorar o interior dos castelos mais famosos do continente europeu, marcados por histórias de fortalezas militares, perseguições religiosas e grandes alianças, que, juntas, formam um retrato do que foi a sociedade europeia naquela época.

A série documental traz um episódio para cada castelo e ajuda a recontar a história britânica e de toda a Europa por meio de descobertas sobre seus antigos moradores e seus hábitos de vida.

3. Women At War

Dividido em duas partes, Women At War conta a história de mulheres que tiveram importantes papéis nas linhas de frente da I e II Guerra Mundial.

Essas pouco lembradas, porém, extremamente corajosas mulheres eram, entre muitas outras coisas, mães, enfermeiras, engenheiras e cientistas que lutaram bravamente por sobrevivência e liberdade em tempos de guerra.

Woman At War é uma excelente maneira de enxergar a história dos principais conflitos armados da história contemporânea através de um novo olhar.

4. Five Came Back

Baseado no livro homônimo do jornalista Mark Harris, Five Came Back retrata a Segunda Guerra Mundial através do olhar de cinco ilustres diretores de cinema — John Ford, George Stevens, John Huston, Frank Capra e William Wyler, enviados pelo próprio governo americano para documentar a guerra.

Na Netflix, o documentário foi dividido em três episódios que mostram desde a convocação dos cineastas, até as marcas deixadas pela guerra, não apenas neles, mas em todos os sobreviventes.

A obra, que estreou em 2017 na plataforma, conta com participações de grandes nomes do cinema, como Steven Spielberg, Guillermo Del Toro e narração de Maryl Streep.

5. Grandes Momentos da Segunda Guerra

Com dez episódios de 50 minutos, esta série documental traz a história da II Guerra Mundial por meio de imagens de seus momentos mais marcantes. Retiradas de arquivos recuperados dos exércitos dos Aliados e do Eixo, as filmagens, que retratam momentos cruciais como o ataque a Pearl Habor e a explosão atômica em Hiroshima, foram restauradas e coloridas, conferindo detalhes especiais às antigas imagens borradas em preto e branco.

6. Guerras do Brasil

Produzido pelo roteirista Luiz Bolognesi, Guerras do Brasil é um excelente material para conhecer mais a fundo os principais conflitos armados da história do país.

Dividido em cinco episódios de aproximadamente meia hora, começando pelas guerras da conquista, passando pelas guerras de Palmares e do Paraguai, pela Revolução de 30 e terminando na atual guerra causada pelo tráfico, o documentário traz depoimentos dos principais especialistas no assunto, além de imagens e arquivos da época, que nos permitem visualizar e compreender a história de eventos que tiveram influência direta no destino do país.