imagem ilustrativa

Disciplina Positiva: saiba o que é e como aplicá-la em sua casa

em 11 de fevereiro de 2022

O processo de educação de um filho é uma das tarefas mais desafiadoras com a qual os pais lidam historicamente.

E nessa criação não existe mágica ou fórmula pronta que possa ser aplicada pelos pais para que os seus filhos assimilem os conhecimentos necessários no caminho da vida.

Sendo assim, muitos acabam por reproduzir a cultura da tentativa e erro, repetindo modelos comportamentais que marcaram as suas próprias criações.

E no percurso de educação de uma criança é natural que muitos questionamentos sejam levantados, a respeito de como deve funcionar a abordagem infantil, como a comunicação com os menores deve ser estabelecida para obter os melhores resultados.

No contexto da pedagogia infantil e do desenvolvimento de metodologias de relacionamento com as crianças, um conceito em especial vem atraindo a atenção de pais e educadores.

Trata-se da disciplina positiva, um novo modelo educativo que busca alterar determinados padrões convencionais de relacionamento com as crianças.

Entenda mais sobre essa metodologia e como é possível aplicá-la na sua casa.



Novo paradigma educativo

Desenvolvido pela psicóloga e educadora Jane Nelsen, baseado em estudos dos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, o termo disciplina positiva ou educação positiva parte de questionamentos sobre os métodos habituais de educação.

Ele se propõe a apresentar um enfoque educativo de caráter mais filosófico, mas também prático. É uma abordagem que visa direcionar a educação de crianças segundo princípios como o respeito mútuo, o estímulo à autonomia e a promoção de uma boa saúde emocional.

A disciplina positiva pode ser trabalhada em situações rotineiras, de convivência com as crianças.

Nela, busca-se ouvir e acolher os sentimentos das crianças, priorizando sempre o diálogo, entendido como o aspecto central para o bom funcionamento da metodologia.

Na disciplina positiva não há espaço para castigos, chantagens ou recompensas, vistos como prejudiciais para o desenvolvimento construtivo dos mais jovens.

Dessa forma, a ênfase total da disciplina positiva está em agir nas capacidades socioemocionais dos indivíduos, tornando-os mais empáticos e cooperativos.



Senso de pertencimento

O que norteia a disciplina positiva é o senso de pertencimento, no que se refere ao aprimoramento da conexão e do vínculo infantil com o meio que o cerca, seja ele familiar ou escolar.

As ideias transmitidas por ela envolvem a importância de conhecer as necessidades da criança, assim como ensiná-la a se capacitar e a desenvolver habilidades de vida social e intrapessoal.

O entendimento de educação, sob o ponto de vista da disciplina positiva, é de que ela deve estar ancorada na formação de um ambiente de amor e de encorajamento, em que a criação de laços afetivos sólidos e de conexão familiar seja propícia.



Aplicação em casa

Para que os ensinamentos pregados pela disciplina positiva sejam aplicados na sua casa é fundamental ter uma compreensão prévia a respeito da importância do afeto e do senso de pertencimento nas interações familiares.

Tendo essa compreensão é possível refletir sobre o grau de respeito das relações familiares estabelecidas, avaliando se elas são de fato construtivas e produtivas.

Nesse sentido, a disciplina positiva se manifesta no investimento de tempo produtivo em família, no fortalecimento dos laços de afetividade, no interesse em compartilhar valores e experiências com o seu filho.

Não se pode deixar ainda de transmitir, sempre que necessário, ensinamentos relacionados à importância da auto responsabilidade, seja ela referente aos cuidados com objetos pessoais, por exemplo, ou à tomada de atitude e as consequências de cada ação.