mãos segurando um celular e mostrando o logo do Instagram na tela

Dicas para usar o Instagram para estudar de um jeito tranquilo e divertido!

Você já pensou em utilizar o Instagram para estudar? Pois saiba que é possível incluir essa rede social na sua rotina de estudos.

Grande parte dos jovens possui uma intensa relação com as redes sociais. Essas ferramentas são utilizadas, diariamente, para facilitar a comunicação e o compartilhamento de experiências. Além disso, podem e devem ser usadas para aprimorar tarefas do dia a dia, como por exemplo, estudar.

O Instagram é uma das redes sociais com mais usuários, onde é comum encontrar perfis totalmente dedicados aos estudos. Chamados de Studygram, essas contas têm como objetivo ajudar outros estudantes, de maneira simples e descontraída.

No post de hoje, daremos algumas dicas de como utilizar o Instagram para estudar. Essa rede social pode fazer a diferença na preparação para o ENEM, rotina escolar ou aprendizagem de um novo idioma.



Resumos simples e organizados

Um tipo de postagem recorrente no Studygram é a de resumos de matérias ou livros. Estudantes por trás desses perfis, geralmente, compartilham suas próprias anotações em cadernos ou post-its.

Mas, o que chama a atenção nesses materiais, é a organização e simplificação. É comum que os resumos sejam divididos em tópicos, com frases curtas e palavras-chave. Ainda, usa-se o lettering nos títulos e subtítulos, deixando o conteúdo visualmente agradável. Essa técnica faz com que as informações mais importantes tenham mais destaque, ajudando na fixação e memorização do conteúdo.

Resumos também podem ter desenhos, gráficos e outros recursos visuais que facilitem o entendimento da matéria. Alguns perfis possuem resumos prontos de determinados conteúdos que você pode utilizar no seu cotidiano. Porém, você pode criar os seus próprios textos resumidos, inspirados pelas ideias do Instagram.



Perguntas e respostas

Contas de studygram, geralmente, possuem muitos seguidores, portanto, é comum não conseguirem ler e responder comentários nas postagens. Para resolver esse tipo de problema, uma opção é abrir espaço para perguntas do público, a serem respondidas em posts/vídeos.

Essas postagens costumam concentrar as dúvidas mais recorrentes sobre determinada matéria, trazendo explicações detalhadas e de fácil entendimento. Ainda, é comum que, em caso de preparação para ENEM/Concurso, estudantes aprovados respondam perguntas e compartilhem experiências.



Rotina de estudos

Organização e disciplina são alguns dos principais itens responsáveis por bons resultados nos estudos. Por isso, é importante manter uma rotina com horários para estudar e revisar diferentes matérias, resolver exercícios, praticar redação e etc.

Existem perfis no Instagram que compartilham seus próprios cronogramas. Você pode usar essas postagens como inspiração para organizar sua rotina também. Lembre-se que é importante incluir tempo para descanso e lazer, para evitar problemas como estresse e cansaço.



IGTV e Instagram Story

Além da postagem de fotos no feed, o Instagram, também, possui outros recursos que podem ser utilizados para estudar. É o caso do IGTV e do Instagram Story.

Alguns perfis de Studygram compartilham vídeos e fazem lives no IGTV para tirarem dúvidas, ou mesmo fazerem aulas curtas. Também, muitas contas utilizam os stories constantemente, para postagens rápidas de fotos vídeos e textos curtos.



Quando estiver procurando por novos perfis de studygram para seguir, considere como são utilizados esses recursos no dia a dia. E, claro, fique sempre atento para não perder nenhum conteúdo importante para os seus estudos.

Esperamos que estas dicas de como usar o Instagram para estudar tenham sido úteis para você!