imagem ilustrativa

Dicas para se adequar novamente na rotina de volta às aulas

em 28 de janeiro de 2022

Sabemos que as férias são um período do ano esperado por todos. Apesar de ser um momento oportuno para descansar, esse processo acaba nos tirando de uma rotina de estudos preestabelecida, podendo causar uma certa dificuldade na adaptação pós-férias.

Por esse motivo, na volta às aulas, é crucial se planejar e buscar formas de se adequar novamente aos estudos, a fim de que o rendimento no colégio continue sendo eficiente.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e conheça 4 dicas para você se preparar para volta às aulas.



1. Controle seus horários de sono

Em geral, não é incomum que durante as férias o nosso horário de sono se torne desregulado, já que não há muitos compromissos a serem feitos durante o dia.

Dessa forma, tendemos a dormir cada vez mais tarde, nos distanciando do horário habitual de sono durante os estudos. Sendo assim, busque controlar o seu horário de sono dias antes das aulas efetivamente começarem. Assim, você volta ao período de forma mais adaptável.



2. Organize a sua alimentação

Como dito anteriormente, os horários durante as férias viram uma bagunça. Se você dorme tarde, também acaba acordando tarde, passando pelo horário do café da manhã e até mesmo do almoço. Com isso, a alimentação fica desequilibrada e muitas vezes ineficiente no que diz respeito aos nutrientes necessários para o corpo.

Portanto, nos últimos dias de férias, volte a controlar seus horários de alimentação e invista no consumo de nutrientes benéficos para o seu corpo. Assim, você voltará às aulas muito mais energético, disposto e, não menos importante, saudável.



3. Trabalhe com metas

Já que o tempo de descanso acabou, está na hora de se organizar. Ter uma agenda nessas horas pode ser extremamente importante para organizar os horários de estudos em casa quanto aos horários de lazer e até mesmo de trabalho, quando for o caso.

Depois de receber todas as informações relativas ao seu bimestre/trimestre, busque as melhores estratégias para focar nas matérias que você tem mais dificuldade, sem interromper os seus momentos de diversão com família e amigos.



4. Olhe pelo lado positivo

É bastante comum chegarmos ao fim das férias com um sentimento negativo quanto à volta às aulas. Apesar de os dias de descanso serem importantes para o nosso bem estar, também precisamos entender que nosso dia a dia também precisa ser baseado em obrigações.

Portanto, esforce-se na volta às aulas para que nas próximas férias você não tenha problemas com recuperação, provas extras e outras atividades que são inseridas durante as férias em decorrência de baixa nota.


Gostou das dicas? Conforme vimos, sair das férias pode ser um processo complicado, especialmente quando nos adaptamos a novos horários e rotinas. Por esse motivo, se preparar para a volta às aulas é de suma importância, já que as notas precisam continuar sendo eficientes para garantir um semestre letivo mais leve.