aluna escrevendo em um caderno

Dicas para criar um cronograma de estudos impecável

Você sente que se senta para estudar e acaba mais perdendo tempo definindo o que você vai estudar do que de fato estudando? Então, você definitivamente precisa, antes de qualquer coisa, um cronograma de estudos.

O cronograma faz com que você já tenha direcionado os dias e horários de estudo e também a matéria que você irá se dedicar neste momento. Não sabe como criar um cronograma de estudos? Vem com a gente e vamos fazer isso juntos através das nossas dicas!

Liste as matérias

A primeira coisa a se fazer é listar todas as matérias que você precisa estudar: português, matemática, física, química, etc. Essa é a sua lista geral, que definirá qual assunto será abordado no dia.

Entretanto, para melhor organização do cronograma, é interessante que você tenha uma lista para cada matéria. Dentro desta lista, você deve colocar os assuntos a serem estudados. Por exemplo: na segunda-feira será dia de estudar português. Mas, dentro de português você terá que estudar pronomes, acentuação, novas regras de gramática, redação, interpretação de texto, verbos, adjuntos, etc.

Então, faça a lista detalhada de cada matéria. Isso é importante, pois se você não detalhar, você poderá perder tempo escolhendo que assunto dentro da matéria você terá que estudar no dia.

Conheça a si mesmo

De que adianta você estipular que acordará às 5 da manhã todos os dias para estudar, se o seu corpo rende mesmo somente no final da tarde ou à noite?

Respeitar o seu próprio ritmo é fundamental para render mais e melhor nos estudos. Olhe para “dentro” e veja quais os horários que você se sente mais disposto, está mais atento e mais descansado. Agora, encaixe a rotina de estudos dentro deste período. Assim, você aproveitará o melhor da sua energia.

Tenha horário e respeite as horas livres

O cronograma de estudos não envolve somente as atividades relacionadas ao assunto, mas sim todo o seu dia. Estipule horários de refeições, lanches, atividades físicas e claro, os horários livres também. As horas de lazer ou horas livres têm extrema importância para você ter descanso mental e conseguir render mais nas horas de estudo.

Para os estudos, tenha um cronograma no qual estipula as horas de estudo e qual matéria você irá abordar por período. Depois, pegue a lista mais detalhada da matéria e divida por assuntos que possam ser abordados.

Exemplo: na terça-feira, das 9h às 11h30 eu vou estudar matemática e o assunto do dia será frações.

Método de estudo

Um método bastante usado não somente para estudo, mas para o trabalho também é o método pomodoro. Essa técnica tem como objetivo melhorar a capacidade de concentração e aumentar a atenção produtiva do ser humano. Faça um teste e veja se você se adapta.

Nós não conseguimos manter o nível de atenção durante um período muito grande de tempo. Por isso, a técnica consiste em a cada 30 minutos de estudo, você se dar o direito de 5 minutos de intervalo. E, depois de 4 ciclos de 30 minutos, você deve ter um descanso de 15 minutos.

Isso fará que você tenha pausas para se distrair com o seu celular, ir ao banheiro, dar uma caminhada pela casa, brincar com o cachorro. E, depois dos 5 (ou 15 minutos), você deve voltar o seu foco para os estudos e voltar a ser produtivo.

Tenha um espaço de estudos

Por último, mas não menos importante: tenha o seu cantinho de estudos. É importante você ter um local bem iluminado com uma mesa e cadeiras confortáveis. Retire de perto todos os objetos que possam desviar a sua atenção: televisão, celular, etc. Se você gosta de ter uma música tocando, prefira as instrumentais de ritmo calmo.

Estudar é muito prazeroso quando bem planejado. Faça seu cronograma, adapte do jeito que ficar melhor para a sua rotina e bons estudos!