imagem ilustrativa

Dicas de podcasts para praticar inglês

em 22 de abril de 2022

Quando o assunto é fluência no inglês, a maior parte dos alunos se preocupa com como está falando. Mas o seu desempenho também depende de ouvir e compreender bem. Muitos alunos têm dificuldade de entender quando alguém fala em inglês com elas.

Praticar o listening (a habilidade de ouvir e compreender) é muito importante. Afinal, como você espera falar com alguém, se não entender o que a pessoa está lhe dizendo?



O inglês no dia a dia

Quando estamos fazendo aulas de inglês ou praticando em cursinhos, muitas vezes praticamos através de vídeos ou CDs. Mas não se engane: no dia a dia, as pessoas não vão falar pausadamente e com a gramática perfeita o tempo todo.

Então como se preparar para entender o inglês da vida real e conseguir dar conta de se comunicar?

A verdade é que o listening é prática. Você precisa treinar seus ouvidos se expondo ao idioma para reconhecer as palavras, sotaques, contrações...

E há várias formas divertidas de fazer isso, como, por exemplo, assistindo filmes, ouvindo músicas ou, como vamos indicar aqui, acompanhando podcasts.



Dicas de podcasts para praticar inglês

Se você nunca ouviu um podcast na vida, imagine algo como um programa de rádio, mas que você pode ouvir pela internet, por episódios e na hora em que quiser, assim como os filmes que assiste em streaming.

Existem podcasts sobre os mais variados tipos de assunto. Aqui, separamos alguns que podem ser interessantes para quem deseja praticar o inglês. Você pode tentar mesmo se estiver começando.



This American Life

Um dos podcasts mais famosos nos Estados Unidos, This American Life conta várias histórias surpreendentes e incomuns sobre americanos. Os episódios seguem temas, como “de volta para a escola”, “medo de dormir” ou “parque de diversão”.

Com diversas entrevistas, nesse podcast você vai ouvir diferentes sotaques e se familiarizar com falantes nativos (além, é claro, de se divertir com as histórias).



Stuff You Should Know

Se você é uma pessoa curiosa, Stuff You Should Know pode ser um podcast interessante para prender a sua atenção. Você pode ouvi-lo enquanto toma seu café da manhã ou vai para a escola, por exemplo.

Com curiosidades diferentes e inusitadas, esse é um podcast para quem fica sempre se perguntando sobre como as coisas funcionam.



Stuff You Missed in History Class

Se você já teve alguma aula de História chata, esqueça. Stuff You Missed in History Class vai contar fatos históricos de um jeito que vai prender a sua atenção.

Com um jeito bem irreverente, Holly Frey e Tracy Wilson apresentam um programa envolvente e rico em vocabulário.



The English We Speak

Se você quer aprender a falar mais expressões idiomáticas, The English We Speak é o podcast ideal. Criado pela BBC, ele ensina a falar expressões do dia a dia e ajuda a melhorar seu conhecimento do idioma.



How Did This Get Made?

Quem curte assistir filmes vai gostar muito de How Did This Get Made. Esse podcast basicamente serve para falar de filmes ruins que, por alguma razão, ganharam espaço no cinema e, em alguns casos, foram até sucesso de bilheteria.



Como você pode ver, não faltam opções para aprender inglês de forma leve.