professora ensinando uma aluan

Desmistificando o ensino bilíngue no Brasil

O ensino bilíngue vem crescendo de forma significativa no Brasil. De acordo com dados do MEC, tem-se, hoje, cerca de 40 mil escolas bilíngues e mais de 180 mil estudantes matriculados. O motivo para isso é o fato de que tal oportunidade garante aos alunos não só aprenderem uma segunda língua, mas também porque possibilita que eles conheçam, de forma divertida, lúdica e criativa, aspectos de outras culturas, como a economia, forma de governo e sistema de educação, por exemplo.

Ainda assim, o ensino bilíngue enfrenta certa resistência por parte de alguns pais. De acordo com especialistas, o principal motivo para isso é a crença de que o ensino bilíngue confunde a cabeça da criança — o que é um mito, vale dizer. Para saber mais a respeito do ensino bilíngue e, assim, tirar da cabeça essa teoria mitológica, acompanhe a leitura!

O ensino bilíngue no Brasil: vantagens e expansão

No campo acadêmico, parece ser consensual a ideia de que o ensino bilíngue traz diversas vantagens para os alunos. A psicóloga e doutora em bilinguismo pela USP, Elizabete Villibor Froly, após ter estudado esse método de ensino em diversos países, apontou em sua tese diversas vantagens que o fortalece.

Principais Vantagens

Aprendizado de mais de uma língua

Uma delas é bem óbvia, o fato de que a criança se prepara para lidar com as exigências do mercado — dados do Valor Econômico apontam que daqui a 10 anos praticamente todas as empresas exigirão conhecimento em mais uma língua, além da nativa.


Foco no que importa

Além dessa vantagem, a pesquisadora aponta que a criança que tem uma educação bilíngue consegue mais facilmente focar naquilo que é considerado realmente importante para a sua formação — conforme a sua concepção, decerto.


Ampliação do repertório linguístico

Uma outra é que a educação bilíngue amplia o leque de vocábulos da criança, permitindo que ela amplie seu repertório linguístico e consiga identificar aspectos polissêmicos nas palavras do seu dia a dia.

Expansão do ensino bilíngue no Brasil

Para especialistas da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue Abebi, a educação bilíngue vem despertando a atenção dos pais, no sentido de fazê-los perceberem que esse método de ensino oferece vantagens significativas para a formação de seus filhos. Tanto isso é verdade que, conforme os dados que apresentamos no início deste conteúdo, o ensino bilíngue vem se expandindo com certa rapidez, o que indica maior aceitabilidade da sociedade brasileira.

Certamente, daqui a alguns anos esse modelo de estudo se tornará ainda mais aceito, considerando o contexto no qual vivemos, que exige — como apontado — que o aluno não só domine uma segunda língua, mas também que tenha conhecimento multidisciplinar, o que significa dizer que ele precisa conhecer não só, por exemplo, a cultura brasileira em sua complexidade, mas a dinâmica cultural internacional — é uma exigência básica em tempos de intensa globalização.