criança assistindo televisão

Desenhos animados que ensinam inglês para crianças

Você sabia que, segundo um estudo realizado pela British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês? Este é um número que chama bastante atenção e que, mais do que isso, só respalda a necessidade de desenvolver nos indivíduos, desde pequenos, o amor por uma segunda linguagem.

Para se ter uma ideia, as crianças que são alfabetizadas em inglês podem, inclusive, apresentar um QI mais elevado, além de, futuramente, prevenir uma série de doenças relacionadas à cognição, como o Alzheimer, e isso é apontado pela Rosetta Stones, uma empresa de tecnologia e educação.

Ainda assim, como incentivar os pequenos para começarem, de fato, a estudar e conviver com este idioma? O uso de desenhos animados pode ser uma solução eficaz, além de muito divertida. Veja a lista abaixo e encontre três produções que vão fazer os seus filhos se apaixonarem:


1.Pocoyo

Para os menorzinhos, nada melhor do que um desenho que seja de fácil entendimento e autoexplicativo, não é mesmo? Por esta razão, Pocoyo pode ser a melhor opção. Disponível na Netflix, a animação conta com personagens amorosos, que ensinam aos pequenos uma série de informações acerca do mundo ao redor e dos objetos nele inseridos.

Tudo isso apoiados por um narrador com fala lenta e bem dinâmica, o que pode ser fundamental para conseguir capturar todas as informações, sem dificuldades. Inclusive, os diálogos são bem curtos, o que também torna o processo mais simples.


2.Hora de Aventura

Voltado para um público um pouco maior, Hora de Aventura é estrelado por Finn e Jake, um menino e o cachorro, respectivamente. Apesar da premissa diferente e de trazer um outro universo, o desenho conta com episódios de onze minutos, com pequenas doses de aprendizado, já que é bem compreensível do ponto de vista linguístico.

Além disso, a animação também tem muitas expressões coloquiais, que são frequentemente usadas para expandir o vocabulário, o que é uma ótima estratégia para os que desejam ter uma fluência mais próxima da nativa.


3.Phineas e Ferb

Phineas e Ferb são dois irmãos que vivem inúmeras aventuras durante suas férias de verão. Assim, ao longo dos episódios, estão sempre realizando muitos feitos criativos e científicos, que estimulam a curiosidade dos pequenos e os deixam ansiosos para saber o desfecho das histórias.

Para o inglês, o desenho é maravilhoso, já que se adequa a diferentes faixas etárias e ainda conta com algumas estratégias importantes, como repetir as palavras e frases várias vezes, ou até mesmo, começar a cantar sobre determinado assunto, o que já foi comprovado que ajuda a fixar informação.