menina deitada na cama e segurando celular

Dependência tecnológica infantil:
perigos e soluções

As últimas duas décadas revolucionaram o campo da tecnologia, a cada dia as descobertas se renovam e o mundo digital ganha novos aspectos. Mas será que o contato com todo esse mundo digital tem feito bem para as crianças?

Não é incomum hoje em dia ver os pequenos trocando os carrinhos e bonecas por tablets e celulares. No entanto, o que fazer para impedir que se viciem com estes eletrônicos? Será que o ideal é proibir o uso de aparatos tecnológicos? Como garantir que seu filho faça parte da era digital, sem ficar para trás em conhecimentos digitais, e ao mesmo tempo curta a vida fora das telinhas?

Fique com a gente e descubra!


Malefícios do mundo virtual para as crianças

Em que se pese estarmos em um mundo marcado pelo desenvolvimento tecnológico, ficar à mercê de aparatos eletrônicos por muito tempo pode gerar diversos problemas, sobretudo para o público infantil.

O primeiro perigo de a internet estar ao alcance das crianças sem supervisão é o risco de encontro com adultos mal intencionados. Não é incomum a descoberta de casos de pedofilia iniciados por contato online, portanto os pais devem sempre estar atentos quanto aos sites que permitem que os filhos acessem: redes sociais adultas, por exemplo, não são aconselháveis aos pequenos.

Outro grande perigo é o sedentarismo. Há estudos que comprovam que, após inseridas no mundo digital, as crianças tendem a ficar mais sedentárias e podem inclusive desenvolver doenças em função disto – tal como a obesidade infantil, a depressão ou mesmo ansiedade.

É importante que as crianças “sejam crianças”, ou seja, que brinquem e tenham suas atividades diárias longe das telas, pois é preciso que desenvolvam a criatividade e as funções motoras. Além disso, atividades ao ar livre fazem bem à saúde da criança e é o tipo de atividade colocada em segundo plano após a criança ser inserida ao mundo das “telas eletrônicas”.


Consequências da dependência tecnológica nas crianças

A primeira consequência é a falta de atividades lúdicas que ajudem no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades motoras da criança. Boa parte do conteúdo online consumido por crianças não foi feito para sua faixa etária, então é importante que os guardiões se atentem a isto.

Além disso, as crianças ficam expostas a diversos perigos online, tal como golpes e o contato com pessoas de má índole.

Por fim ainda há a dependência que as telas causam. Se até mesmo os adultos têm a tendência de viciar, imagine como acontece em uma mente infantil que ainda está aprendendo a absorver o mundo.


Como os pais e tutores podem evitar a dependência tecnológica das crianças

O ideal não é retirar as telas por completo, mas sim estabelecer um tempo máximo para os pequenos utilizarem aparatos eletrônicos e também controlar o conteúdo consumido. É importante que as crianças consumam conteúdos educativos que sirvam para estimular seu cérebro, já que na internet também há materiais que são positivos para os pequenos.

No entanto, os pais devem acompanhar e não permitir o acesso a conteúdos adultos ou a sites que facilitem o contato da criança com estranhos.

Não se deve privar as crianças da tecnologia, mesmo porque o mundo hoje é envolto por ela e os pequenos devem aprender a lidar com instrumentos eletrônicos desde cedo. A tecnologia, quando utilizada corretamente pelos tutores, pode ser uma aliada no desenvolvimento infantil.