imagem ilustrativa

Conheça os tipos de aprendizagem e como estimular cada uma

A aprendizagem humana, segundo o cientista e professor de aprendizagem Knud Illeris, pode ser definida como:

Qualquer processo que, em organismos vivos, leve a uma mudança permanente em capacidades e que não se deva unicamente ao amadurecimento biológico ou ao envelhecimento”.

E essa mudança pode se dar através de inúmeras formas. Hoje conheceremos 4 tipos de aprendizagem e como estimulá-los.

Boa leitura!


Aprendizado Visual

Como o próprio nome sugere, esse tipo de aprendizado se refere ao modo de captar e processar informações por meio de estímulos visuais como diagramas, fotos, desenho, etc.

Pessoas que possuem maior tendência em aprender dessa forma geralmente possuem habilidades como converter conceitos complexos em imagens, compreender gráficos rapidamente e boa habilidade em linguagem de sinais.

Para estimular esse tipo de aprendizado basta seguir algumas dicas:

  • Sempre que for possível, procurar transmitir o mesmo conceito através de alguma imagem ou desenho é o recomendado.
  • Deixar espaços em branco como margens, é fundamental para um bom estímulo. Se há muita informação junta, torna-se muito difícil prender a atenção e fazer esse aluno entender por conta da poluição visual.
  • Flashcards também são uma ótima alternativa de estudo. Lembre-se sempre de adicionar símbolos que transmitem a mensagem.

Aprendizagem Auditiva

O aluno que retém mais conhecimento com esse tipo de aprendizagem prefere escutar sobre as ideias, conceitos e projetos, em vez de ler ou vê-los de fato. Além disso, pessoas assim darão mais preferência a ouvir instruções, mesmo que eles tenham a oportunidade de fazer algo por conta própria.

Geralmente pessoas assim possuem habilidades como boa memória para informação falada, boa habilidade em falar em público, excelente capacidade auditiva e boa capacidade em resolver problemas complexos em voz alta.

As dicas para estimular esse tipo de aprendizagem são:

  • Repetir algumas vezes a informação repassada.
  • Realizar muitas discussões e debates sobre o assunto durante a aula. Assim, além do aluno poder ouvir outras pessoas, ele terá a chance de ouvir a si mesmo.
  • Promover trabalhos e atividades em grupo.
  • Usar podcasts, audiobooks e colocar música ambiente também é válido.

Aprendizado Prático

Esse tipo de aprendizado se caracteriza pela necessidade de tocar algo ou colocar em prática conceitos estudados. Geralmente pessoas que aprendem desse modo, possuem a necessidade de ler, ouvir e principalmente praticar aquilo que foi aprendido na teoria.

Esses alunos precisam tentar realizar algo por conta própria. Não adianta apenas mostrar como se faz, é preciso deixá-los fazer.

Uma característica muito interessante, é que geralmente esses alunos possuem dificuldade em lembrar ou seguir instruções. Isso é causado pela ânsia de fazer por conta própria.

Para estimulá-los, observe os seguintes pontos:

  • Monotonia é um problema para esse tipo. É sempre indicado promover variações de atividades e principalmente evitar atividades repetitivas por longos períodos.
  • Promover práticas em laboratório.
  • Quando estiver explicando algo, tente manter esses alunos ocupados. Pode ser por meio de uma planilha que deve ser preenchida durante a explicação.

Aprendizado por Leitura e Escrita

Esse é bastante simples. É caracterizado por pessoas que aprendem lendo e escrevendo. Também é o mais fácil de estimular, pois basta fazê-las ler e escrever sobre determinado assunto.

É preciso sempre passar o conhecimento da melhor maneira para que a outra pessoa possa compreendê-lo. Como já dizia Marion Welchmann:

"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender".