pai e filha sorrindo e lendo um livro juntos

Conheça alguns livros para desenvolver a criatividade dos seus filhos

Ler pode ser algo incrível, principalmente para os pequenos. Ao estimular a leitura, abrimos um mundo de oportunidades e aventuras para as crianças, que se desenvolvem junto às obras e aprimoram sua perspectiva de mundo.

Por isso, levar a literatura às nossas crianças é fundamental, e faz toda a diferença.

Então, se você quer introduzir os seus filhos nesse universo incrível, chegou a hora. Neste artigo, fizemos uma seleção cuidadosa com 4 livros que podem ajudar e muito o seu pequeno a desenvolver a criatividade e soltar a imaginação, com aventuras cheias de aprendizados e diversidade.

Vem com a gente e confira a lista:


Meu Primeiro Grúfalo: Vamos procurar?

capa do livro meu primeiro grufalo

Afinal, o Grúfalo existe ou não? O livro “Meu Primeiro Grúfalo: Vamos procurar?” é uma aventura incrível que envolve os pequenos em uma jornada pela floresta junto ao astuto Grúfalo, uma criatura cheia de imaginação.

Escrito pela autora britânica Julia Donaldson e ilustrados pelo alemão Axel Scheffer, o livro foge um pouco do tradicional e traz uma proposta um tanto quanto diferente. O livro é, ao mesmo tempo, um quebra-cabeça que estimula as crianças a encontrarem peças que estão faltando na história.

Assim, com perguntas durante toda a narrativa, o Grúfalo conta com a ajuda dos seus novos amigos, os leitores, para encontrar as peças que estão faltando.

A obra é composta por um total de cinco quebra-cabeças que ajudam as crianças a desenvolverem seus sentidos, ficando mais atentas à história e ainda contribui para a criatividade dos pequenos, que são envoltos em um mundo de aventuras e criaturas mágicas.


Moça Bonita do Laço de Fita

capa do livro Moça Bonita do Laço de Fita

Um clássico da literatura infantil, “Moça Bonita do Laço de Fita” é uma obra de Ana Maria Machado que conta a jornada de um coelho branco, que conhece uma menina negra e fica encantado com sua beleza.

A história leva os pequenos a entenderem mais sobre diversidade e acompanharem de perto as aventuras curiosas da menina e do coelho, que fica encantado com a cor da menina e deseja ter uma filha tão bonita quanto ela.

“Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo?” - o coelho pergunta repetidamente e segue os conselhos da garota, que a cada indagação conta uma nova história.


Eu me Pergunto

capa do livro Eu me Pergunto

Ao caminhar envolta de sua casa, um menino se faz diversas questões, como de onde vem o mundo, como o universo surgiu etc. A obra escrita por Jostein Gaarder leva os pequenos a conhecer um universo novo, cheio de perguntas e curiosidades, que os deixa ansiosos por mais informações.

O livro aguça a curiosidade das crianças e desperta seus sentidos, dando a eles a oportunidade de entender o mundo à sua maneira, abusando da criatividade e imaginação.


Onde Vivem os Monstros

capa do livro Onde Vivem os Monstros

“Onde Vivem os Monstros” é o que podemos chamar de clássico, afinal, a obra é uma das mais premiadas da literatura infanto-juvenil e merece a atenção do seu pequeno. A história gira em torno de um menino que acaba ficando de castigo após ser malcriado, assim, preso no seu quarto, o garoto cria um mundo novo, só seu, repleto de criaturas mágicas.

O livro foi escrito por Maurice Sendak e trabalha de maneira sutil e bem humorada as relações familiares, abrindo portas para a imaginação das crianças, que a cada página desvendam um novo universo.