alunos na sala de aula

Conheça alguns dos benefícios que o ensino bilíngue pode trazer para as crianças

Muitos pais ainda ficam em dúvidas se devem colocar seus filhos em uma escola bilíngue. E a preocupação é válida, pois sempre queremos o melhor para nossos filhos. No entanto, o contato com outras línguas logo na infância pode trazer muitos benefícios para a criança.

Nesse mundo tão globalizado e exigente, a fluência em outras línguas deixou de ser um diferencial e passou a ser considerado um pré-requisito em muitas carreiras. E nesse ponto, a inserção cada vez mais cedo pode ajudar a criança a desenvolver melhor outros idiomas e tornar-se fluente mais cedo.

Acompanhe nesse artigo alguns benefícios do ensino bilíngue para crianças e como o conhecimento em outras línguas pode ser muito importante na vida de seu filho.

Fluência em mais de um idioma no futuro

O ensino bilíngue desde a infância oferece a possibilidade de seu filho tornar-se fluente em dois ou mais idiomas no futuro.

Isso significa que ele aprenderá a língua portuguesa normalmente como acontece em qualquer outra escola e sem prejuízo algum no aprendizado.

O diferencial é a imersão em outras línguas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, entre outras opções de idiomas. Dessa forma, quanto mais cedo ele tiver contato com uma dessas línguas mais rapidamente ele se torna fluente.

Melhora a concentração e o raciocínio

Aprender uma nova língua sem ter o domínio da língua portuguesa não é uma tarefa fácil. No entanto, a criança desenvolve mais concentração nesse processo de aprendizagem para que possa absorver todo o conteúdo das aulas.

Por isso, o ensino bilíngue desenvolve melhor a cognição do aluno. Ou seja, ele se concentra mais nas aulas e consegue raciocinar melhor na medida em que vai assimilando os conteúdos.

Acesso a diferentes culturas

Esse é um grande benefício que o ensino bilíngue pode trazer para crianças. O processo de aprendizado de uma língua estrangeira está extremamente ligado com a cultura e costumes dos lugares onde a língua é falada.

E o conhecimento em cultura pode ser um grande diferencial na vida das pessoas. Alunos que estudam em escolas bilíngues têm contato com música, filmes, teatro, jogos, livros, entre outros materiais de apoio e aprendizagem.

Ou seja, tudo isso é utilizado estrategicamente para que o aluno absorva todo conteúdo e consiga desenvolver seu aprendizado mais rapidamente.

Melhores oportunidades no mercado de trabalho

Como já mencionado, a fluência em outras línguas já é considerada um pré-requisito em muitas áreas do mercado de trabalho. Desse modo, ter a fluência em outro idioma o mais cedo possível pode oferecer possibilidades de crescimento na carreira em um período de tempo mais curto.

Se o seu filho consegue ter a fluência em um idioma antes de entrar no ensino médio, por exemplo, poderá concentrar seus esforços se dedicando aos estudos visando vestibulares e a entrada na faculdade. Tudo é questão de planejamento!

Gostou dessas dicas? Então aproveite para visitar nosso site e agendar uma visita para conhecer melhor o projeto de Educação Bilíngue que adotaremos a partir de 2020.