menina sorrindo lendo um livro

Conheça alguns autores brasileiros de livros infanto-juvenis

O dom da escrita literária é algo que nem todos dominam, pois envolve a capacidade de desenvolver uma linguagem cativante e atraente para os mais diversos públicos.

No caso da literatura infantil, em especial, o desafio é ainda maior para os escritores. Isso se deve ao fato de que é necessário adotar uma linguagem simples e compreensível, sendo a mais acessível possível para os pequenos leitores.

Incentivar a leitura desde cedo para as crianças é fundamental para um bom desenvolvimento do intelecto dos mais jovens.

Começar apresentando a esse público pequenos contos, que tenham mais figuras que palavras, pode ser um bom início para que as crianças criem o hábito e peguem gosto pela leitura.

Ter contato com a literatura no período infanto-juvenil é a porta de entrada para fortalecer e estimular algumas habilidades. Dentre elas estão a boa escrita, o aumento da concentração, bem como a própria aptidão à leitura, que ficará cada vez mais apurada nesse jovem, além de reforçar a valorização da literatura nacional.

Nesse sentido, a literatura infantil brasileira oferece uma diversidade de obras e de autores que formaram gerações e gerações de novos leitores, possibilitando que a leitura faça parte da vida de um indivíduo.

Conheça a seguir alguns dos principais autores brasileiros infanto-juvenis.


Maurício de Sousa

O respeitado Mauricio de Sousa é o mais famoso cartunista do Brasil. Criador da “Turma da Mônica”, obra que fez parte de muitas gerações de novos leitores e que até hoje se mantém relevante e contemporânea.

O autor é um dos grandes responsáveis por introduzir o hábito da leitura em muitas crianças e adolescentes. De leitura fácil, prazerosa e lúdica, as suas revistas em quadrinho simbolizam o primeiro “despertar” da vida para a leitura.


Monteiro Lobato

Apontado por muitos como o maior autor infantil da história do país, sendo até reconhecido como o “pai da literatura infantil no Brasil”, é dele uma das mais significativas obras da literatura infantil nacional: “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Nascido em 1882 na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, Monteiro Lobato foi um dos pioneiros da produção literária infantil, tanto no Brasil quanto na América Latina, se destacando especialmente no gênero de contos.

Metade de sua produção literária é dedicada ao universo infantil, com narrativas que abordam temas atuais, como a preservação do meio ambiente, o respeito à natureza e a sustentabilidade.


Ziraldo

Exaltado por sua enorme criatividade e habilidade em desenhar traços simples e marcantes, esse escritor e cartunista mineiro é o criador do personagem de quadrinhos infantil “O Menino Maluquinho”.

A obra é considerada como uma referência da literatura infantil nacional, marcando muitas gerações de leitores.

Premiado em eventos literários, o livro foi tão impactante desde o seu lançamento que a sua história já inspirou inúmeras adaptações em plataformas como teatro, televisão, quadrinhos e cinema.

Outras obras de destaque de Ziraldo como “O menino do Rio Doce”, “O joelho Juvenal”, “Rolim”, entre outras, se desenvolvem em uma diversidade de contextos e narrativas, trazendo também uma grande diversidade de figuras representadas em seu trabalho.


Ana Maria Machado

Natural do Rio de Janeiro, essa escritora foi a primeira autora de literatura infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.

Com mais de cem livros publicados, nos quais se destacam os dedicados à literatura infantil e juvenil, Ana Maria Machado criou em 1979 a primeira livraria especializada em literatura para crianças do Brasil, chamada “Malasartes”.

Dentre as suas inúmeras obras, está o livro “Menina bonita do laço de fita”, que foi lançado em 1986 e conta a história de uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha como ela e tenta descobrir o seu segredo.