imagem ilustrativa

Como lidar com a ansiedade antes da prova

em 03 de junho de 2022

Sabe aquele momento que antecede uma prova e que você nunca sabe o que fazer? O nervosismo, a sensação de insegurança e a vontade de adiar esse momento são algumas das características desse momento ruim. Mas, você sabia que existem algumas dicas e ações que podem melhorar a sua situação, diminuindo a ansiedade e melhorando a concentração?

Mesmo com o passar dos anos, essa é uma daquelas sensações que nunca passam e que sempre estão presente, independentemente da ideia ou do que está sendo vivido. Por isso, é melhor aprender a lidar com as sensações agora para poder ter um futuro mais calmo e tranquilo, não é mesmo? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e veja algumas dicas que fazem a diferença.


Tente manter a calma

Manter a calma pode ser o segredo para quase tudo na vida. Em muitos casos, ficamos apreensivos e sem saber o que fazer, tudo por conta do medo e da falta de calma. As pessoas que conseguem manter a serenidade e a calma em diversas situações são aquelas que estão preparadas para qualquer ocasião.

Sabemos que uma prova nunca é fácil e que muitas questões podem estar envolvidas em um único processo, mas as chances de sucesso podem ser maiores quando você está preparado para manter a calma. Tente respirar de forma ordenada, controlando os pensamentos e os sentimentos.


Evite o desespero

Tudo o que você menos precisa nesse momento é do desespero. Ele é o inimigo da sua concentração e o responsável por te fazer surtar. Por isso, tenha em mente que a tranquilidade é o melhor caminho para não deixar a sua cabeça confusa. Aproveite para pensar em momentos positivos e tenha a certeza que essa é apenas uma fase, um momento do seu dia que já vai passar.

Trazer o pensamento lógico nesses momentos é a solução para afastar tudo de ruim que pode passar na sua casa, acredite, isso pode dar certo!


Não pense em coisas ruins

É fato que a ansiedade tem o poder de colocar os sentimos acima da realidade. Sendo assim, sempre pensamos que não será possível conseguir uma boa nota, mesmo quando estudamos para isso. O segredo é saber da sua capacidade, com a certeza de que você estudou e que tudo vai dar certo no final.

Respire, canalize os pensamentos positivos e aproveite para pensar em todas as coisas boas que você pode fazer quando essa prova acabar.


Lembre-se do que você estudou

Existem muitas pessoas que passam horas e até mesmo dias estudando um assunto, sempre com o objetivo de não errar na prova. Entretanto, muitos acabam se sabotando momentos antes, achando que vão errar e que não serão capazes de finalizar as atividades.

Por isso, é importante levar em consideração o tanto que você se esforçou para conseguir memorizar e aprender cada item. Não deixe que a ansiedade traga a insegurança, prejudicando o seu conhecimento.

Antes de começar as respostas aproveite para ler as questões com calma e vá respondendo de acordo com a sua preferência!