mãe e filho sentados juntos no sofá e olhando para um celular

Como estimular o uso saudável do celular para crianças

As crianças recebem seu primeiro celular em uma idade cada vez mais precoce. No entanto, o que é para ser um recurso tecnológico de comunicação, educação e lazer acaba se tornando uma atividade onde se gasta muitas horas do dia.

Nesses casos, a tendência é que as opções de lazer ao ar livre e as atividades físicas e sociais sejam substituídas pelo lazer tecnológico.

Além disso, outro importante ponto a ser considerado é o fator segurança e privacidade online.

Dessa maneira, estimular o uso saudável do celular para crianças é essencial para garantir que essa ferramenta seja utilizada da melhor maneira, sem prejudicar o tempo dedicado aos outros setores da vida ou deixá-las vulneráveis aos perigos virtuais. Confira algumas dicas a seguir!


Determine os horários de uso do celular

Um das formas mais eficientes de estimular o uso saudável do celular para crianças é criar regras para o ambiente familiar que se aplique para todos.

Um bom exemplo são os horários em que o uso de celular é proibido: durante as refeições, horário de estudos, momentos em família e hora de dormir.

Aliar o tempo de uso do celular a responsabilidades e tarefas diárias, por outro lado, também é uma estratégia adequada para ensinar valores como responsabilidade e disciplina.


Baixe você mesmo recursos adicionais

Não permita que seu filho faça downloads ou associe cartões de créditos aos jogos e aplicativos. Faça um acordo para que seja você a realizar essas coisas quando ele solicitar.

Dessa maneira, os downloads podem ser feitos em plataformas seguras e taxas surpresas de serviços pagos podem ser evitadas.

Além disso, você conseguirá controlar o conteúdo acessado para garantir que ele é apropriado para a faixa etária em questão.


Oriente as crianças sobre os riscos virtuais

Ainda que se tenha o máximo de cuidado em supervisionar as atividades que são realizadas no telefone celular, situações podem passar despercebidas ou você pode não estar presente no momento.

Por isso, a melhor estratégia é orientar as crianças sobre os riscos virtuais que existem e ensiná-las a proteger a sua privacidade e a da família.

Fale sobre os riscos de conversar com desconhecidos ou compartilhar informações em sites, aplicativos, jogos e comentários.


Supervisione o celular e redes sociais

Acompanhar de perto as atividades virtuais é uma maneira de proteger e assegurar que o celular está sendo utilizado de maneira saudável e segura.

Para isso, os recursos para pais encontrados em diversos aplicativos podem se tornar aliados importantes. Além disso, a supervisão de mensagens, chamadas, postagens, logins, senhas e históricos também são importantes para identificar situações potencialmente perigosas.

Outro importante ponto é a checagem dos recursos de localização e marcação geográfica. Informações e fotografias que demonstrem informações pessoais e locais que a família e a criança costumam frequentar devem ser monitoradas de perto.