imagem ilustrativa

Como desenvolver a capacidade analítica na infância

em 15 de abril de 2022

Tomar decisões certeiras ao longo da vida não é uma tarefa fácil. Exige habilidades que compreendem aspectos sociais, emocionais e cognitivos. A boa notícia, no entanto, é que a capacidade analítica pode ser desenvolvida desde a infância. Afinal, é nesse período da vida que aprendemos a lidar com os problemas e a propor resoluções.

Talvez você pense: “ah, mas o meu filho não precisa disso, pois ainda é muito criança”. Apesar da pouca idade, contudo, essa capacidade traz segurança para o aprendizado, auxilia os pequenos a lidarem com situações de risco, estimula a independência e, ainda, prepara-os para o futuro.



Afinal, o que é a capacidade analítica?

Em poucas palavras, significa pensar sem a interferência de terceiros, estabelecer conexões entre assuntos que, aparentemente, não estão relacionados. Com isso, a pessoa consegue identificar padrões, filtrar o que realmente importa e encontrar soluções dentro do caos.

É exatamente na vida adulta que a capacidade analítica é requisitada, mas suas raízes de desenvolvimento estão ainda na infância. Na era da informação, por exemplo, diferenciar uma informação verídica de uma fake news é primordial para nosso desenvolvimento humano.



O que a capacidade analítica tem a ver com o senso crítico?

O senso crítico está relacionado com o questionamento das situações, para que seja possível chegar a uma solução científica. Sabe aquela fase em que as crianças começam a perguntar sobre tudo e todos? Pois é, essa primeira sementinha da curiosidade prepara os pequenos para entender a situação questionada, ouvir diferentes opiniões e, acima de tudo, desenvolver opiniões próprias.

Quando as crianças aprendem a questionar não apenas coisas e objetos, mas situações inovadoras, acontecimentos sociais e fatos que afetam a própria vida, a da família e a da sociedade, dizemos que seu senso crítico está em expansão.

O que elas fazem com as informações coletadas e como lidam com tudo isso é o que chamamos de capacidade analítica.



Como os pais e a escola podem estimular a capacidade analítica?

Embora algumas crianças sejam curiosas por natureza, outras necessitam de estímulos para começar. E não há nada de errado com elas, pois essa capacidade é aprimorada durante toda a vida. Vamos conhecer, então, alguns passos possíveis para pais e professores:


- Estimule as crianças a questionarem

Quando as crianças aparecerem com questionamentos, lógicos ou não, o ideal é que pais e professores fomentem as perguntas e façam com que as próprias crianças entendam o porquê das questões. Assim, elas conseguem desenvolver uma linha de raciocínio que vai desde a pergunta até uma possível resposta.

Nesse percurso, algumas perguntas podem nem ter respostas, mas o interessante é que os pequenos descubram o que os levou ao questionamento. Então, não existem perguntas tabus, pois a curiosidade é motor para o conhecimento.


- Incentive a busca de assuntos novos

Não tem como negar a extrema influência que o meio digital trouxe para a infância. Sendo assim, seja qual for o assunto que desperte a atenção das crianças nas redes, acompanhe essa trajetória e permita que elas falem do que gostam e do conteúdo que consomem nas redes.

Assim, você irá descobrir que até mesmo jogos, vídeos do YouTube e conhecimentos aleatórios podem trazer conhecimentos clássicos, como história e matemática. Afinal, nossa mente também funciona em rede.


- Invista nos esportes e em outras atividades

Os esportes, além de desenvolverem o espírito de equipe, aprimoram a capacidade analítica. Embora pareça que não, um jogador precisa prever as ações do outro para que tomar uma atitude.

O desenvolvimento de estratégias também aparece em jogos de lógica, como xadrez, Sudoku e outros. Algumas atividades, a exemplo de dança, teatro, balé e prática de instrumentos musicais, exigem raciocínio, estratégia e tomada de decisões. Tudo isso conta pontos para o desenvolvimento da capacidade analítica.


- Aprimore a leitura, sempre que possível

O bom e velho hábito da leitura continua sendo primordial para a capacidade analítica, da infância à vida adulta. Ler expande o vocabulário, estimula a imaginação, cria conexões entre leitores e personagens e, ainda, permite que a criança tire suas próprias conclusões da leitura, simpatizando-se (ou não) com os fatos apresentados.


- Deixe os pequenos se deslumbrarem com o mundo

Quando crianças, costumamos olhar para tudo e todos com olhos curiosos. Observar as pessoas, a natureza, os animais e o mundo ao redor também traz conhecimento. Ao explorar os sentidos, aprendemos com os outros o que fazer e o que não fazer. Por isso, toda hora é hora de desenvolver a capacidade analítica.