menina escrevendo em um caderno

Como construir um bom texto? Confira algumas técnicas de redação

Saber escrever um bom texto é uma das habilidades essenciais para alunos que estão em preparação para provas do ENEM e vestibulares.

Neste post, vamos explicar 5 técnicas de redação para você construir textos de qualidade que certamente irão te ajudar a entrar na faculdade.

Confira, abaixo:


Leia sobre diversos assuntos

Leitura deve ser sua grande aliada para a construção de bons textos. Por isso, crie o hábito de ler diariamente e sobre variados assuntos. Leitura te dará uma bagagem muito grande de conhecimento que vai te auxiliar em provas de redação.

Quando você lê sobre vários assuntos, seu cérebro processa essas informações e retém aquelas que são mais importantes. Assim, você terá muito mais capacidade de argumentação na hora de construir seus textos.

Hoje em dia, com a internet, temos acesso a diversos livros em formato digital gratuitos que podem ser lidos no computador ou na tela do seu celular. Além disso, conte sempre com a biblioteca da escola para ter acesso a livros de excelente qualidade.

Ou seja, basta se organizar e tirar um tempinho do seu dia para ler todos os dias.


Treine a sua escrita com mais frequência

Após criar hábitos de leitura, procure treinar sua escrita com mais frequência. Quando você treina sua escrita, você ajuda seu cérebro a reter mais conhecimento sobre o assunto que está escrevendo.

Grandes escritores não nasceram sabendo escrever ótimos textos. Ou seja, foram aprimorando sua escrita ao longo do tempo. Dessa forma, não deixe para escrever seus textos faltando poucas semanas para uma prova importante.

Treinar sua escrita com bastante antecedência fará com que você evolua constantemente e consiga ter bons argumentos nos textos que irá criar.


Peça ajuda aos professores

Quando você treina sua redação, provavelmente muitos erros e dúvidas vão surgir durante o processo. E é nessa hora que você deve contar com a ajuda dos seus professores. Eles mais do que ninguém poderão te auxiliar com as técnicas e as normas para uma boa escrita.

De nada vai adiantar escrever vários textos e não ter feedback sobre o que está errado e onde é possível melhorar. Você continuará persistindo no erro! Por isso, não fique acanhado em pedir ajuda sempre que houver necessidade.

Você vai perceber com o auxílio dos professores que sua capacidade de escrita vai evoluir bastante em critérios como:
• Construção do texto;
• Vícios de linguagem;
• Argumentação e coesão dos textos;
• Ortografia;
• Concordância.

Tenha em mente que todos esses itens são critérios de avaliação em provas de redação. Por isso, saiba que aqui no nosso colégio os professores estarão sempre à sua disposição para sanar dúvidas e te ajudar na construção do conhecimento.


Esteja antenado aos principais temas da atualidade

Outra dica bem importante para a construção de bons textos é estar antenado em tudo o que acontece na atualidade. Muitas vezes, os assuntos que estão em alta na sociedade podem servir como temas de redação em provas de vestibulares e ENEM.

Vamos supor que o tema da prova fosse racismo. Para construir o texto sobre o assunto, você poderia se aprofundar na história dos movimentos antirracistas, na luta contra a supremacia, nas legislações que envolvem o tema, entre muitos outros assuntos que podem servir como base para a construção de um texto de qualidade.

Por isso, tire um tempinho para acompanhar as notícias da atualidade e, sempre que possível, busque se aprofundar no tema e no contexto social em que estão inseridas.


Limite um tempo para escrever as propostas de textos

Por fim, quando for praticar a escrita, procure por propostas de redações em provas de vestibulares anteriores ou crie suas próprias propostas com base em assuntos de relevância na atualidade.

Lembre-se de estabelecer um limite de tempo para a conclusão dos textos. Afinal, numa prova você também terá o tempo como seu inimigo. Assim, é interessante treinar o controle do tempo para que você possa construir um texto bom e sem prejudicar o restante da prova.



Gostou das dicas? Agora, siga o passo a passo e arrase na construção dos seus textos!