imagem ilustrativa

Alguns Benefícios da Educação Multidisciplinar

em 29 de abril de 2022

A educação multidisciplinar está consolidada como uma das técnicas de aprendizado mais utilizadas no mundo. Ela é pautada em um conjunto de disciplinas que abordam o mesmo tema, mas são trabalhadas separadamente, sem uma interligação entre elas. Neste texto mostraremos os benefícios da educação multidisciplinar.

De acordo com Jean Piaget, “a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas”.

Dessa forma, o estudante entra em contato com diferentes abordagens sobre o mesmo tema. Sendo assim, capaz de desenvolver uma visão crítica sobre o assunto.

Entre os benefícios da educação multidisciplinar podemos destacar:



Facilidade de aprendizado

Uma visão geral sobre os temas abordados dentro de sala favorece o aprendizado dos estudantes. Isso porque a facilidade de compreensão em determinadas matérias pode ser usada como ferramenta para entender o assunto em outras disciplinas.



Conteúdos atrativos

Prender a atenção dos alunos é essencial para a absorção do conteúdo. Assim, os temas devem ser abordados de uma forma que conquiste os estudantes. É comum que determinados assuntos sejam considerados enfadonhos e desinteressantes quanto tratados em determinada matéria, principalmente se o aluno tem dificuldade nessa disciplina.

Entretanto, quando ele vê o mesmo tema sendo abordado em outra matéria, o estudante compreende a importância desse tópico e passa a olhar diferente para o conteúdo proposto na disciplina anterior.

Nesses casos, a utilização de metodologias diferentes e, até mesmo, lúdicas para apresentar o mesmo tempo favorece o interesse dos estudantes. Com isso, aumenta o engajamento do aluno com o assunto e a matéria e, consequentemente, melhora o aprendizado dos alunos.



Motivação

Um dos benefícios da educação multidisciplinar está diretamente ligado à motivação dos estudantes.

É sabido que quanto maior a motivação de um aluno, melhor é o seu desempenho acadêmico. Como com a educação multidisciplinar diferentes assuntos são abordados em várias disciplinas, os temas considerados chatos ganham nova roupagem quando tratados em outra matéria.

Por exemplo, determinado aluno pode ter problemas para assimilar um conceito tradicionalmente ensinado nas aulas de matemática. Entretanto, quando o mesmo conceito é abordado de forma diferente na aula de educação física, o mesmo aluno consegue absorver o tema.

Dessa forma, os alunos conseguirão aprender os conteúdos necessários. Já que eles entrarão em contato com abordagens distintas sobre o mesmo assunto. Isso torna o processo de aprendizagem mais natural e menos estressante para os estudantes.



Trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma das qualidades essenciais no mercado de trabalho atual. Essa é uma qualidade que deve ser cultivada desde cedo e a educação multidisciplinar favorece o desenvolvimento dessa característica.

Por exemplo, quando colocados em grupo para trabalhar sobre determinado tema, os estudantes trazem informações diferentes relacionadas às áreas com as quais têm mais afinidade.

Assim, eles precisam desenvolver a habilidade de ouvir e entender as diversas opiniões do grupo para conseguirem desenvolver a atividade.