imagem ilustrativa

Aprendizagem Colaborativa: o que é, qual sua importância e benefícios

em 01 de abril de 2022

A noção de colaboração para desenvolver projetos e adquirir novas habilidades é cada vez mais presente e tende a se tornar uma forte tendência em ambientes educacionais e de trabalho. Por isso, a aprendizagem colaborativa é uma metodologia atrativa em diversos aspectos.

Diversas atividades podem ser propostas a partir desta abordagem. A solução de problemas complexos, a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimentos de estratégias para completar tarefas são apenas algumas delas. Saiba mais a seguir.



Como a aprendizagem colaborativa pode ser definida?

Existem diversas definições possíveis para este conceito, no entanto, algumas delas são compartilhadas entre diferentes linhas de estudo pedagógicas. É possível compreender a aprendizagem colaborativa como uma abordagem que envolve um processo ativo através do qual os estudantes podem assimilar novos conhecimentos e informações e associá-los às suas experiências e habilidades prévias.

Além disso, a diversidade de pensamentos e visões de mundo é fundamental para a prática da aprendizagem colaborativa, pois ela parte da multiplicidade de opiniões e habilidades e das contribuições de cada um dos envolvidos.

Desta maneira, quanto maior é a diversidade do grupo, maior proveito pode-se obter neste tipo de aprendizado, já que há um enriquecimento da experiência de aprendizado com o compartilhamento de diversas perspectivas e propostas para solucionar problemas e executar as tarefas sugeridas.



Quais são os diferenciais e importância da aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa se destaca das metodologias tradicionais de ensino por propôr um processo ativo em que o estudante assume o papel de protagonista de sua própria educação./p>

A partir da colaboração para o aprendizado, o aluno é exposto a situações em que pode recorrer à bagagem e conhecimento de seus colegas para que, juntos, consigam sintetizar informações e construir novos conhecimentos. Nas abordagens mais tradicionais, os conhecimentos são apresentados e os estudantes apenas os absorvem de forma passiva, a partir da memorização e repetição.



Quais são os benefícios da aprendizagem colaborativa?

Oportunidade para trabalhar hard e soft skills conjuntamente

Como vimos, a aprendizagem colaborativa requer uma postura proativa dos estudantes. Isto nos leva a um importante benefício da metodologia: a oportunidade para trabalhar tanto as soft skills, habilidades sociais e emocionais, quanto as hard skills, habilidades técnicas como a resolução de problemas complexos.

Dessa maneira, a reunião de diferentes perfis de pessoas para trabalhar juntas em um projeto também é uma proposta desafiadora no que se refere ao desenvolvimento da comunicação assertiva, liderança, escuta ativa, empatia, coordenação de recursos, entre muitas outras.



Aprimoramento da autonomia, independência e pensamento crítico

Como responsável pelo seu próprio projeto e pelo desempenho do seu grupo, o aluno que aprende através da colaboração tem a chance de aprimorar:

- a sua autonomia, sendo capaz de pensar por si mesmo para tomar decisões e propor novas abordagens;

- a sua independência, com o desenvolvimento da sua capacidade de buscar novas informações, recursos e se sentir plenamente responsável e confiante para contribuir com o grupo de acordo com suas próprias ideias, habilidades e talentos;

- o seu pensamento crítico, aperfeiçoando a sua capacidade de analisar situações, antecipar cenários e consequências, fazer conexões entre conceitos e ideias e ter clareza sobre o processo de desenvolvimento das atividades propostas.


Há diversas maneiras de inserir a aprendizagem colaborativa através de atividades de curta ou longa duração, com tarefas simples ou mais complexas.