imagem ilustrativa

Algumas mulheres que fizeram história

em 11 de março de 2022

Você sabia que, de acordo com o INEP e o CAPES, as mulheres são maioria nas instituições de graduação e pós? Porém, infelizmente o cenário não foi sempre esse. Por muitos anos, elas eram proibidas de ter acesso ao conhecimento, ou tinham seus esforços ignorados ou creditados a homens.

Mesmo assim, as mulheres sempre ofereceram contribuições valiosas para a construção do conhecimento. Conheça a seguir quatro mulheres que fizeram história.



1 - Marie Curie

Com certeza o primeiro nome que vem à cabeça de muitas pessoas quando o assunto são mulheres na ciência, Marie Curie é uma referência na química e na física. Ela dedicou sua vida aos estudos e efeitos da radioatividade, e foi responsável pelo descobrimento dos elementos polônio e rádio.

Os esforços de Marie Curie lhe renderam dois prêmios Nobel, sendo a primeira mulher a conquistar a honra, e a primeira pessoa a conquistá-la duas vezes. Porém, suas pesquisas levaram-na a adoecer pela alta exposição à radioatividade, e ela faleceu em 1934.



2 - Gertrude Bell Elion

A estadunidense Gertrude Bell Elion, nascida em 1918, foi uma farmacologista responsável pela invenção e refinamento de inúmeras técnicas e remédios importantíssimos na medicina moderna. Na década de 1950, em parceria com George Hitchings, inventou um método revolucionário para encontrar novos medicamentos.

A partir disso, ela conseguiu descobrir remédios pioneiros que são utilizados no tratamento da leucemia e da AIDS. Além desses, ela também desenvolveu novas técnicas e métodos de quimioterapia. Por todas essas contribuições, ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 1988, ao lado de Hitchings e do cientista inglês Sir James Black.



3 - Hedy Lamarr

Hedy Lamarr é muito conhecida no meio científico como “mãe do Wi-Fi”, e não é à toa. Nascida em 1914 na Áustria, ela ficou famosa não só pelo seu trabalho acadêmico, mas por sua carreira como atriz na Era de Ouro de Hollywood. De fato, Hedy Lamarr era seu nome artístico, o nome verdadeiro da cientista era Hedwig Kiesler.

Sua contribuição científica inicia na década de 1940, onde ela fez parte dos esforços americanos contra os nazistas. Em parceria com George Anthiel, Lamarr desenvolveu um aparelho de interferência de rádio para interceptar as comunicações nazistas. A partir dessa ideia inicial, tiveram origem o Bluetooth e o Wi-Fi utilizados hoje em dia pelas comunicações em massa.



4 - Sônia Guimarães

Não podia faltar uma mulher brasileira nessa lista, não é? Embora a história de nosso país esteja cheia de cientistas fantásticas, como Nise de Silveira, optamos por citar Sônia Guimarães, uma cientista que ainda está em atividade hoje, e é a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil. Também é a primeira mulher a ser professora de Física no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).