imagem ilustrativa

Afinal, devo ou não ajudar meu filho no dever de casa?

em 12 de agosto de 2022

É fato que o envolvimento familiar na educação escolar das crianças contribui significativamente para a melhora do desempenho desses jovens.

Dentre as diversas formas de fortalecer os vínculos entre pais e filhos no que diz respeito ao ensino, a participação no dever de casa é uma das mais importantes.

Quando participam desses momentos com os seus filhos, os pais estão estimulando o aprendizado e a confiança dos menores, sobretudo quando se percebe que há uma relação de respeito e comprometimento entre os genitores e os professores.

Apesar de extremamente benéfica, a participação dos pais durante os deveres de casa dos seus filhos deve ser prudente e respeitar limites. Entenda a seguir os motivos:


Desenvolvimento

Embora seja recomendável estar envolvido no dever de casa do seu filho, como uma demonstração de interesse e de atenção pela vida escolar dele, não se deve nunca fazer a tarefa por ele.

A realização do dever por conta própria, naturalmente com o auxílio familiar, é uma parte fundamental do processo de desenvolvimento da criança.

O que acontece é que muitos pais, por não terem paciência ou alegando falta de tempo, acabam por não ajudar os seus filhos na realização das atividades e fazem eles mesmos os deveres, o que é absolutamente errado.

A criança precisa ter autonomia para desenvolver um senso de responsabilidade e de compromisso com as suas tarefas. Nesse processo, cabem aos pais atuar na ajuda, orientação e ensino para que os exercícios propostos sejam resolvidos pelos filhos.


Acompanhamento

Ao acompanhar o dever de casa do seu filho você consegue ter um momento ideal para avaliar o desempenho escolar do jovem, verificar o seu progresso, bem como identificar dificuldades de aprendizado e pontos que podem ser melhorados.

Sabendo quais os conteúdos e disciplinas que o seu filho apresenta mais dificuldades, você consegue direcionar melhor os estudos e aprimorá-lo em áreas específicas.

O dever de casa é ainda uma oportunidade de estreitar laços com o seu filho, aumentando o contato e o afeto com ele.

O estabelecimento de momentos com os filhos é algo extremamente valioso para a melhora das relações familiares. Nesse sentido, o dever escolar é uma ocasião fantástica de aproximação entre pais e filhos, devendo estar incluída na rotina do lar.


Disciplina

As regras são muito importantes para o desenvolvimento infantil, e como o seu filho ainda não tem maturidade para tomar certas decisões sozinho, é o seu papel definir regras quanto à realização dos deveres.

Primeiramente, trata-se de algo que não deve ser imposto. O ideal é que o seu filho compreenda a importância de realizar o dever de casa, como uma obrigação que deve ser cumprida para o seu bem. Ao entender isso, ele vai aprender desde cedo que as tarefas precisam ser realizadas com dedicação e dentro de um prazo combinado.

Sendo assim, é fundamental definir um horário e um local adequado para a realização do dever, assegurando que não haja distrações ou interferências.

Com isso, a criança vai se habituar ao momento de estudo, tornando-o rotineiro, o que vai ser bastante positivo para a sua disciplina, concentração, organização e motivação.


Compreensão

Durante o acompanhamento das tarefas de casa do seu filho evite ser rigoroso demais com ele.

Ao exagerar no rigor com os erros cometidos nas lições, você pode desenvolver o estresse, o medo e a insegurança no seu filho, ao contrário de estimular a sua produtividade.

Todo ser humano, por natureza, aprende por meio dos seus erros e acertos. Portanto, é tentando e errando que o seu filho vai aprender, fazendo com que seja necessário incentivá-lo a encontrar por conta própria as respostas.

A tarefa de casa deve ser um momento acolhedor e de construção da autoestima da criança, na perspectiva de lhe encorajar a assimilar melhor os conhecimentos adquiridos.