crianças brincando de pular corda?

Adaptação escolar: por que esse processo é importante para as crianças?

O momento de iniciar os estudos pode ser muito conturbado tanto para as crianças pequenas quanto para os pais. O processo de adaptação escolar é muito importante por diversos motivos. Dentre eles podemos destacar a relevância dessa adaptação para a aquisição de resultados no desenvolvimento escolar.

Em alguns casos as crianças são muito pequenas e tornar a escola um local de conforto pode ser um processo um tanto demorado. Por isso, é importante que a família e a equipe pedagógica estejam preparados para ajudar a criança em todos os aspectos necessários para o seu desenvolvimento não ser comprometido.

Saiba mais sobre a adaptação escolar e a sua importância para as crianças!

Contato em sociedade

Os bebês têm em sua família o primeiro contato, tudo o que eles sabem é originado de seus pais e demais familiares que convivem com eles. Na hora de entrar na escola isso muda, pois, fora de seu lar, esse é o primeiro contato em sociedade que essa criança vai ter.

Não importa a idade durante esse contato, ele sempre será um processo de adaptação para essa criança. Por conta disso é preciso que todos os envolvidos, familiares do aluno e também equipe escolar, estejam aptos e dedicados a tornar esse momento de acolhimento e facilitar o processo.

A adaptação pode ser inicialmente desconfortável

Por se tratar de crianças, é comum que seja inicialmente algo doloroso, desconfortável. A presença do choro é algo muito comum até por dias, pois cada aluno tem o seu tempo. Nesse contexto entra o trabalho da equipe pedagógica para suprir as necessidades dessa criança que agora está longe os pais.

Isso é de extrema importância para que não haja dificuldades de aprendizado por conta de uma má adaptação. Os pais também sentem essa mudança e devem trabalhar junto à instituição para ajudar seu filho nesse processo.

O que a adaptação escolar proporciona

Quando passa o primeiro estranhamento e o aluno já está adaptado ao ambiente escolar, as possibilidades para seu aprendizado se abrem. Ao se sentirem confortáveis em um ambiente acolhedor, as crianças passam a interagir melhor entre si, aprender mais e crescer no âmbito físico, social e emocional.

Os resultados do processo de adaptação

Depois que passa todo esse processo de adaptação a relação da criança com a escola é outro. A chegada se transforma em algo prazeroso, há uma relação já estabelecida com a equipe escolar e também com os colegas. O medo do ambiente antes desconhecido dá lugar à curiosidade e busca por aprender novas habilidades.

O processo de adaptação escolar é crucial para que a criança estabeleça um vínculo com a instituição e fique à vontade para aprender. Esse processo é muito importante, ainda que seja difícil para os pequenos e também para a família, é preciso empenho a fim de tornar essa adaptação mais rápida e dar lugar ao aprendizado social, emocional e físico que as crianças merecem e precisam.