mãos pintadas

A importância do desenvolvimento da inteligência emocional na infância

Muito se fala sobre a importância da inteligência emocional no mercado de trabalho e nos relacionamentos pessoais, por exemplo. No entanto, algo a ser pensado que antecede os desafios de uma carreira profissional e das relações adultas é a importância do desenvolvimento da inteligência emocional na infância.

Crianças podem ser ensinadas a pensar de modo inteligente sobre as emoções desde muito cedo. Quanto antes se iniciar o desenvolvimento dessas habilidades, menos dificuldades sociais e emocionais a criança enfrentará durante o seu crescimento e contato com as primeiras experiências dolorosas, como a falha, o medo e a raiva. Saiba mais a seguir!


Quociente de inteligência e quociente emocional caminham juntos

Um dos principais aspectos que demonstram a importância da inteligência emocional é o fato dela se desenvolver em conjunto com outras inteligências, como a matemática e a aptidão para o aprendizado de novas habilidades no geral.

Ser um bom aluno, por exemplo, exige determinada postura, como a curiosidade, a resiliência, a persistência e a motivação, características que estão intrinsecamente associadas ao quociente emocional. Não por acaso, crianças que são emocionalmente mais desenvolvidas tendem a obter notas mais altas na escola.

Dessa maneira, aprender a gerenciar as emoções e sentimentos de maneira inteligente contribui de modo direto para o desenvolvimento da criança como um todo.


Inteligência emocional está associada a melhor saúde mental

A capacidade de reconhecer os seus próprios sentimentos e emoções, dar nome a eles e comunicá-los faz com que crianças emocionalmente mais inteligentes sejam menos propensas a desenvolver determinadas doenças mentais, como a depressão e ansiedade, cada vez mais comuns durante a infância e adolescência.

Por esse motivo, empregar esforços para garantir o desenvolvimento da inteligência emocional também é uma maneira de proteger a saúde psicológica das crianças.

Se elas souberem lidar com suas emoções e se comunicar bem com seu núcleo familiar, podem compartilhar suas angústias e desafios com segurança, sabendo que serão acolhidas e ouvidas.


Melhores relacionamentos e maiores chances de sucesso profissional

Uma gestão emocional eficiente traz inúmeros benefícios tanto durante as etapas de desenvolvimento na infância quanto na vida adulta. Inteligência emocional leva a relacionamentos mais saudáveis, onde as demandas, desejos e preocupações são expostos abertamente e de modo apropriado.

A própria capacidade de agir com empatia para se colocar no lugar de outras pessoas e entender suas emoções depende da inteligência emocional. Além disso, a forma como se responde às situações emocionais também são modeladas ainda na infância e perduram ao longo da vida adulta.

Outro ponto importante é a tendência do mercado de trabalho em valorizar cada vez mais as soft skills ao invés de pautar suas preferências apenas em habilidades técnicas. Portanto, inteligência emocional também aumenta as chances de sucesso profissional.

Muito além do que os recrutadores buscam, os próprios esforços pessoais e estratégias utilizadas para escolher, gerenciar e construir uma carreira demandam autoconhecimento e clareza, aspectos do quociente emocional.