filhos brincando com a mãe no grama

A importância de ter uma relação de confiança com seus filhos

Uma boa relação entre pais e filhos é fundamental para que estes cresçam com autonomia e segurança. Além disso, é por meio desta relação que os filhos desenvolvem confiança quanto aos pais. Veja, neste artigo, algumas alternativas para desenvolver uma relação positiva com crianças e adolescentes.


A importância de uma relação de confiança com os filhos

Uma relação de confiança é sempre saudável independentemente de quem sejam os envolvidos. Porém, na relação familiar, a confiança está diretamente relacionada à segurança dos filhos. Quando os filhos confiam em seus pais, eles conseguem se abrir e compartilhar seus problemas e preocupações. Assim, fica mais fácil para os pais ajudarem as crianças e adolescentes em seus dilemas.

Por exemplo, uma criança que está sofrendo bullying na escola pode enfrentar traumas que afetam sua vida social e psicológica. Quando os pais tomam conhecimento do que está acontecendo, fica mais fácil procurar ajuda. Os pais podem, por exemplo, conversar com professores ou coordenadores para juntos pensarem em uma solução. Quando a criança não confia nos pais, ela acaba guardando para si os problemas vivenciados.

O mesmo acontece quando os pais não validam os sentimentos dessa criança ou desse jovem. O resultado é que o problema pode gerar um trauma e ter consequências no presente ou na vida adulta dos filhos, por isso é importante criar um espaço de diálogo e aprender a lidar com os conflitos.


Lidar com conflitos geracionais

Os conflitos geracionais fazem parte das relações entre pais e filhos, e não é por mal. A sociedade muda e com isso novos valores vão surgindo. A criação dos pais - anos atrás - não é a mesma que as crianças e jovens têm hoje. Antigamente havia outros valores e, muitas vezes, a criação era baseada na autoridade e na obediência. Hoje em dia isso é questionado e é incentivada uma relação de diálogo entre pais e filhos.

Além disso, há outras questões na sociedade que influenciam nas relações familiares. A internet, por exemplo, trouxe uma série de novos paradigmas. Muitas vezes os pais desconhecem os usos que seus filhos fazem das redes sociais, e isso pode colocar crianças e adolescentes em risco. A relação de confiança faz esse jovem se expor menos ao perigo. E como isso pode ser desenvolvido?


O uso da internet

A internet pode ser uma fonte de entretenimento e de acesso ao conhecimento. Porém, seu mau uso pode trazer alguns problemas para crianças e adolescentes. É muito importante que os pais saibam o que os filhos fazem nas redes. É claro que isso não significa invadir a privacidade deles, no entanto, é bom evitar a exposição de crianças e pré-adolescentes a sites contraindicados para a sua idade. Quanto aos jovens é importante manter um diálogo aberto sobre os riscos que existem na rede. Mas então, como construir essa relação de diálogo?


Diálogo constante

A melhor forma de criar uma cultura de diálogo é evitar julgar e criticar as crianças e os adolescentes. Eles estão em fase de aprendizado e muitas vezes cometerão erros. Cabe aos pais criarem um ambiente harmonioso para que seus filhos se sintam à vontade de expor seus sentimentos. Esse é o passo fundamental para criar a cultura do diálogo.

Os pais também podem procurar a ajuda da escola quando não sabem lidar com alguma situação específica, por isso a escolha de uma boa escola para seus filhos é tão importante. Se quiser saber mais sobre nossa proposta pedagógica, entre em contato conosco!