imagem ilustrativa

A importância de cuidar da saúde mental dos estudantes

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 5 indivíduos apresentam problemas relacionados à saúde mental na fase da adolescência. A OMS afirma também que metade das doenças dessa categoria surge aos 14 anos e que parte dos transtornos dessa categoria não são diagnosticados e nem tratados.

Entretanto, no momento em que a instituição de ensino se coloca numa boa posição para identificar, ouvir e falar sobre o assunto, a probabilidade de reconhecer essa problemática e ajudar o grupo de alunos que sofrem com esse problema é maior.

Quer entender porque cuidar sobre esse assunto no ambiente escolar é importante? Continue acompanhando este artigo.


Afinal, qual é a importância de cuidar da saúde mental dos estudantes?

Ao cuidar da saúde mental dos discentes, a escola está combatendo diversos outros problemas, como:

• Bullying;

• Suicídio;

• Preconceito.

Isso se dá, pois, comumente, o aluno que tem a saúde mental prejudicada é marginalizado.

Outro pensamento comum sobre esse tópico é que não é algo que tem importância, logo, relativizam os prejuízos da saúde mental e o sofrimento dos estudantes, resultando em impactos negativos na vida do indivíduo.

De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda maior razão de fatalidades entre pessoas nessa faixa de idade, sendo assim, quando há cuidado com a saúde mental nesse ambiente, seguramente, os estudantes são conscientizados e se mobilizam com o assunto.

O cuidado com a saúde mental dos estudantes é importante, pois, pode influenciar os alunos a se atentarem nos próprios sentimentos, comportamentos e emoções.

Desta forma, os próprios discentes poderão solicitar por auxílio, buscar por suporte dos profissionais caso seja necessário lidar com a saúde mental e, até mesmo, proporcionar ajuda aos colegas.


A saúde mental e a vida acadêmica do indivíduo

A excelente saúde mental é indispensável para assegurar a qualidade da vida acadêmica, o estudante que encara quadros gravíssimos de transtornos, como depressão e ansiedade, certamente, não consegue bons resultados em seus estudos.

Problemas diretos com a saúde mental prejudicam diretamente a habilidade de foco, a motivação e disciplina no momento de estudar, porém, pode indicar repercussões ainda mais sérias.

Sendo assim, não há dúvidas de que é um assunto que precisa ser cuidado com toda atenção necessária, certo?


Cuidar da saúde mental dos estudantes é uma maneira de formar adultos saudáveis

A partir do momento em que a saúde mental é um assunto abordado desde o começo da infância, como também na adolescência, o indivíduo se torna uma pessoa mais empática, preocupada com todos ao redor e com a comunidade.

Compreenda que os momentos de conscientização e de compartilhamento de informações são essenciais para que o estudante possa desenvolver questões socioemocionais, consequentemente, tornando-se um adulto saudável.

Ademais, é importante cuidar da saúde mental dos alunos, pois, a escola estará desenvolvendo espaço compreensível, privilegiado e acolhedor, logo, se destaca entre outros ambientes.


Não há dúvidas de que o cuidado com a saúde mental contribui para que a sociedade seja bem mais justa e comprometida com a responsabilidade.